Prefeita de São João da Barra completa 100 dias de gestão e faz balanço sobre o trabalho

A foto mostra a prefeita Carla Caputi fazendo um discurso com um microfone em uma área externa de São João da Barra #PraCegoVer - Foto: Arquivo

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, completou 100 dias de gestão nessa sexta-feira (15) e fez um balanço sobre o trabalho. Segundo a prefeita, o período foi marcado pelo avanço das ações do governo em várias áreas da administração pública, beneficiando comunidades de todos os distritos de São João da Barra.

No início deste mês, a prefeita anunciou um pacote de obras para o Açu, cujos projetos já estão sendo realizados. O anúncio foi feito durante uma visita à localidade para acompanhar a instalação de lâmpadas de led na iluminação pública. O Açu vai ganhar um complexo de lazer e esportes (balneário) e uma praça. Segundo Carla, a prefeitura também vai drenar as ruas e ampliar a rodoviária, além de executar melhorias nas unidades de saúde e no campo de futebol.

“Temos trabalhado incansavelmente para promover ações em todos os distritos, para avançar e ampliar o que já vinha sendo feito por nosso governo no período em que eu era vice-prefeita. Faço questão de acompanhar cada etapa de tudo que está sendo feito, de conversar diretamente com a população, ouvir os anseios, explicar sobre nossos desafios e nossos projetos. Essa troca de ideias e de experiências tem sido fundamental”, diz Carla Caputi, que assumiu o governo no dia 5 de abril deste ano.

São João da Barra também voltou a realizar eventos em espaços públicos. Depois do sucesso do tradicional Circuito Junino na Sede, a prefeita anunciou a realização do Festival Julino no Açu, além do Arraiá Gastronômico em Grussaí, que acontecem no final deste mês. “Nosso município ama festejar e não nos faltam artistas talentosos que promovem belos espetáculos, encantando sanjoanenses e turistas. As festas são também importantes para fomentar a economia, gerar renda para várias famílias”, destaca Carla Caputi, que também anunciou a retomada da ExpoBarra para setembro, além da Cruzada Evangélica e da Marcha para Jesus.

Entre as ações realizadas nesses 100 dias de governo, estão a implantação do Núcleo de Inteligência de Segurança Pública, o projeto Segurança Integrada nas Escolas, os projetos para a Guarda Municipal de criação do canil com cães adestrados e patrulha Maria da Penha em defesa das mulheres vítimas de violência, a instalação de lâmpadas de led na iluminação pública, a renovação do convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para o recapeamento das estradas municipais, a retomada da obra da entrada da cidade, a ampliação da Patrulha Mecanizada com atendimento ao projeto Mulheres no Campo e o apoio, em parceria com a Marinha, para a legalização de pequenas embarcações.

Para os servidores municipais, o governo concedeu reajuste das horas extras da Guarda Municipal, que vai conquistar seu plano de cargos e salários, e a equiparação dos salários dos professores ao piso nacional, com pagamento retrativo a janeiro. Também promoveu processo seletivo para o preenchimento de 236 vagas na educação pública municipal. Outra iniciativa é o projeto de lei que estabelece o piso de dois salários mínimos para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

O governo também retomou o cadastramento das bolsas universitárias e anunciou um amplo projeto esportivo, envolvendo várias modalidades e para todas as faixas etárias. A fim de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para os cidadãos sanjoanenses, a Prefeitura abriu vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de operações em logística, com turmas na Sede e em Barcelos, e pintura industrial, em parceria com a Firjan, com aulas em Mato Escuro. Outra iniciativa é o apoio ao programa de estágio da Rede de Empregabilidade do Porto, com vagas para alunos dos cursos de automação, edificações, elétrica, eletromecânica, eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho. E ainda tem parceria com a Ferroport no programa Geração Portuária, que está capacitando mulheres sanjoanenses para atuarem como operadoras de equipamentos portuários.

“São várias ações sendo executadas e vários projetos concretos, já em andamento, que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida da população. Seguimos confiantes, comprometidos com o trabalho, sabendo que há desafios, que nem tudo ocorre na velocidade com que gostaríamos, mas temos, sobretudo, responsabilidade e dedicação”, ressalta a prefeita.