Epidemia de dengue aumenta a demanda por doações de plaquetas no Hemocentro de Campos

O Hemocentro Regional de Campos segue em alerta diante do aumento da demanda de concentrado de plaquetas, que coincide com a epidemia de dengue que está ocorrendo no momento no município. Até essa semana, foram contabilizados mais de 6.500 casos da doença. Apesar do número expressivo, a unidade tem conseguido atender às solicitações.

A médica hematologista e diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, informou que a relação entre o aumento de casos de dengue e a demanda por plaquetas é realmente significativa. Além disso, ela ressalta que quem teve o quadro de dengue leve, após 30 dias da cura, pode se candidatar à doação de sangue, desde que, após avaliação prévia, esteja dentro dos critérios de outras condições de aptidão.

“A nossa orientação para quem realizou a doação recentemente, após 15 dias, é entrar em contato com o Hemocentro, caso apresente qualquer sintoma relacionado à dengue ou outras arboviroses e tenha o diagnóstico positivo para as doenças. Isso irá garantir a qualidade do sangue coletado”, explicou.

A dengue vem geralmente acompanhada de queda na contagem de plaquetas. Nos casos graves, pode haver também sangramentos, que, às vezes, são vultosos. Nessas situações de diminuição das plaquetas, combinada com hemorragia, a transfusão de plaquetas pode ser muito necessária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here