Dados do IBGE apontam redução do índice de pobreza em Campos

Foto aérea de Campos dos Goytacazes - Arquivo

O município de Campos teve um desempenho positivo em relação à redução dos índices de pobreza, com base no quantitativo de pessoas registradas no CadÚnico. Os dados estão inseridos no período da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, entre março de 2023 e março de 2024, e foram divulgados pelo Ministério da Cidadania no último dia 25 através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Comparado a municípios que possuem grandes investimentos, como São João da Barra, Macaé e Rio das Ostras, Campos foi o único que apresentou redução.

Em percentual, Campos teve diminuição de 2,46%, que significa, em números, uma queda de 5.815 pessoas saindo do mapa da fome; enquanto São João da Barra teve aumento de 3,07%; Macaé de 4,51%; e Rio das Ostras de 2,43%. Vale destacar que os três últimos municípios, respectivamente, contam com investimentos do Porto do Açu, da Petrobras e da Zona Especial de Negócios (ZEN). Além disso, possuem números bem menores de população residente comparados a Campos.

“A pobreza tem cor e gênero. São as mulheres negras, chefes de família numerosas, com baixo nível de escolaridade e moradoras da periferia da cidade que são o principal público dos programas, benefícios e serviços, além dos idosos e pessoas com deficiência. Fomos ampliando gradativamente o número de famílias inseridas nos programas e benefícios, mas também os serviços continuados, ofertados através das unidades de CRAS e CREAS. Esse resultado expressa o acerto no investimento na assistência social como parte das estratégias de combate à fome e à desigualdade. É uma política do governo Wladimir Garotinho, que também investe maciçamente em Saúde e Educação como forma de enfrentamento às questões sociais, se tornando perenes, enquanto política de Estado”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here