7 de setembro de 2024 21:40
Logo jornal O Milênio

Cabo Frio é umas das onze cidades no Brasil contempladas com o Programa Negócio Cultural

O Programa Negócio Cultural chega a Cabo Frio com o objetivo de capacitar microempreendedores, auxiliando o desenvolvimento de seus negócios ou os incentivando a reinventar sua forma de geração de renda. As atividades, que incluem oficinas online e mentorias gratuitas, estão disponíveis para jovens a partir dos 15 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino. Até o momento, a Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Programa e Projetos, registrou 312 alunos inscritos. Entre as escolas municipais que participam estão Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo (Jardim Esperança), Justiniano de Souza (Maria Joaquina), Vereador Leaquim Schuindt (Jardim Esperança), Centro Educacional Municipal Prof.ª Marli Capp (Unamar) e Agrícola Municipal Nilo Batista (Campos Novos). A Escola Leaquim Schuindt já certificou 29 alunos da Educação de Jovens e Alunos (EJA) durante o mês de junho. Os interessados podem concluir o curso até o mês de novembro para garantir a certificação. As capacitações ocorrem por meio de videoaulas ao vivo no Youtube. A partir disso, os alunos terão acesso a conteúdos para aprofundar o aprendizado e desenvolver seu negócio na prática. Entre eles, empreendedorismo, plano de negócios, vendas, marketing, financeiro, sustentabilidade e recursos humanos. Além da cidade de Cabo Frio, participam do Programa as cidades de Assu, Pedro Avelino e Lages, no Rio Grande do Norte; Unaí, em Minas Gerais; Manaus, no Amazonas; Penha, em Santa Catarina; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Holambra, em São Paulo; e Barra do Garça, no Mato Grosso.

Cadeirante e nora são encontradas mortas dentro de casa em Campos

Duas mulheres foram encontradas mortas na manhã desta sexta-feira (15) no Parque Rio Branco, em Campos. Uma delas é cadeirante. O caso aconteceu dentro de uma residência que fica nas proximidades do Hospital Geral de Guarus (HGG). As vítimas mortas são Leontina Rodrigues Gomes (mãe e cadeirante) e Mirian da Silva Pereira. Segundo a Polícia Civil, no corpo de Leontina, não há ferimentos. Já no caso de Mirian, ela foi assassinada com facadas. Ainda segundo a polícia, o autor do crime é o marido da mulher. O homem fugiu em uma bicicleta e foi encontrado pela polícia no distrito de Barcelos, em São João da Barra. O crime foi registrado na Delegacia de Guarus.

Bebê de 11 meses morre por complicações da Covid-19 em Campos

Uma bebê de apenas 11 meses morreu em decorrência de complicações da Covid-19 em Camops. Ela estava internada no Hospital Ferreira Machado (HFM). A paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 23 de junho (febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e queda de saturação).  Inicialmente, a bebê foi levada ao Hospital Plantadores de Cana (HPC) no dia 27 de junho, onde ficou internada e submetida ao teste de antígeno, que deu negativo. No mesmo dia, ela foi transferida para o HFM. Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HFM, precisou de ventilação mecânica. Foi feita radiografia de tórax, sendo diagnosticado pneumonia. O exame rt-PCR, feito no dia 28 de junho no HFM, foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro. O resultado foi positivo para Covid-19. A morte aconteceu nesta semana. A menina não tinha comorbidade. O médico infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), explica que foi feito contato com a família para informar quanto ao resultado para a Covid-19. 

Águas do Paraíba consegue liminar para aumentar tarifa de água e esgoto em Campos

A Concessionária Águas do Paraíba conseguiu autorização para aumentar o valor da tarifa de água e esgoto em Campos em 18,10%. Nessa quinta-feira (14), o desembargador Adriano Celso Guimarães, da 8ª Câmera Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, concedeu uma liminar que permite a alteração no valor. A decisão também autoriza que a empresa faça a cobrança de maneira retroativa desde janeiro deste ano. Na liminar o desembargador afirma: “Considerando os procedentes jurisdicionais colacionados, a previsão contratual autorizando a recomposição anual das tarifas de acordo com a variação dos custos dos insumos e a própria concordância do Prefeito Municipal acerca da existência da cláusula de reajuste, sem trazer, em sua decisão, qualquer embargo montante da variação postulada, defiro. Em antecipação da tutela, a pretensão recursal para que se proceda a aplicação do reajuste tarifário, retroativo a primeiro de janeiro de 2022, no percentual de 18,10%”, disse. No dia 30 de junho, o juiz Leonardo Cajueiro, da 3ª Vara Cível de Campos negou o pedido de autorização para o aumento. No Instagram, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho reagiu a decisão de aumentar o valor da água e esgoto no município. “Pela primeira vez na história o poder público (prefeitura) teve a coragem de negar o aumento por reprovação na prestação de contas, agora a justiça concede de maneira retroativa! Eaí, você concorda?”, questionou ele.

Equipe do Programa Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos de idosa em Campos

Mais uma captação de órgãos foi realizada em Campos pela equipe do Programa Estadual de Transplantes. A doadora é uma mulher de 65 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE), que morava no Parque Guarus. A captação foi realizada nessa quinta-feira (14) no Hospital Ferreira Machado, após a equipe ser autorizada pelas irmãs e pelo sobrinho da doadora. Segundo a família, a mulher já havia informado aos familiares que seria uma doadora de órgãos, para assim, beneficiar pessoas que lutam pela vida, mas estão nas filas de espera. A equipe do NF- Transplantes agradeceu o gesto de amor da família da aposentada e a toda equipe multiprofissional e administrativa do Hospital Ferreira Machado “que são incansáveis nesta luta”. Só neste mês de julho foram duas captações de fígado no município. Em 2022, foram sete captações que resultaram na doação de seis córneas, seis fígados, dois rins, pele, tendões e ossos. De acordo com o psicólogo Luis Cosmelli, integrante da equipe do NF Transplantes, aos poucos as pessoas estão se conscientizando e ajudando a salvar a vida de pacientes que aguardam na fila.

Ex-governador Anthony Garotinho recupera direitos políticos

Uma liminar assinada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, restabeleceu os direitos políticos do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. Ele pretende voltar ao posto que ocupou de 1999 a 2002 e é pré-candidato pela União Brasil às eleições deste ano. As candidaturas deverão ser registradas pelas legendas até o dia 15 de agosto, e o primeiro turno ocorre em 2 de outubro. Em 2018, Garotinho teve uma condenação por improbidade administrativa confirmada em segunda instância. Ele foi julgado por participação em um esquema de desvios de recursos da Secretaria de Estado de Saúde entre 2005 e 2006, período em que o estado do Rio era governado por sua mulher, Rosinha Garotinho. Na época, Garotinho era secretário de governo. As irregularidades foram denunciadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, e o processo correu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Com base nessa condenação, o ex-governador foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e impedido de disputar as eleições em 2018. Desde então, recursos vinham sendo apresentados pela defesa de Garotinho, inclusive ao STJ, mas sem sucesso. No ano passado, foi aprovada a Lei Federal 14.230/2021, que alterou a legislação sobre improbidade administrativa. Entre as mudanças, foram fixadas novas regras de prescrição. O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda discute se os casos anteriores à promulgação da Lei 4.230/2021são afetados. O julgamento está marcado para agosto, mas os ministros podem pedir vista, adiando a decisão final. Diante dessa situação, advogados do ex-governador apresentaram novo recurso ao STJ sustentando que Garotinho seria beneficiado por uma possível retroação das novas regras. Como ainda não há previsão para o STF decidir, a defesa pediu efeito suspensivo, o que viabiliza a candidatura. A solicitação foi atendida por Humberto Martins, de forma monocrática, em decisão divulgada nesta quinta-feira (14). Martins entendeu que se trata de uma situação emergencial, diante do perigo da demora e do risco de irreversibilidade. “O risco de perecimento do direito invocado em razão do mero decurso do tempo se apresenta materializado, no caso dos autos, diante da iminência de ultimação dos prazos de escolha de candidatos em convenção partidária e subsequente apresentação do registro à Justiça Eleitoral”, escreveu o ministro, que citou como precedente a decisão do ministro do STF Nunes Marques, que devolveu, no início do mês, os direitos políticos do ex-deputado pelo Distrito Federal Rôney Nemer. Decisões recentes do ministro Humberto Martins restabeleceram também os direitos políticos do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e do ex-prefeito e atual vereador do Rio de Janeiro Cesar Maia.

plugins premium WordPress