Equipe do Programa Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos de idosa em Campos

Foto: Arquivo/SES

Mais uma captação de órgãos foi realizada em Campos pela equipe do Programa Estadual de Transplantes. A doadora é uma mulher de 65 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE), que morava no Parque Guarus.

A captação foi realizada nessa quinta-feira (14) no Hospital Ferreira Machado, após a equipe ser autorizada pelas irmãs e pelo sobrinho da doadora. Segundo a família, a mulher já havia informado aos familiares que seria uma doadora de órgãos, para assim, beneficiar pessoas que lutam pela vida, mas estão nas filas de espera.

A equipe do NF- Transplantes agradeceu o gesto de amor da família da aposentada e a toda equipe multiprofissional e administrativa do Hospital Ferreira Machado “que são incansáveis nesta luta”. Só neste mês de julho foram duas captações de fígado no município. Em 2022, foram sete captações que resultaram na doação de seis córneas, seis fígados, dois rins, pele, tendões e ossos. De acordo com o psicólogo Luis Cosmelli, integrante da equipe do NF Transplantes, aos poucos as pessoas estão se conscientizando e ajudando a salvar a vida de pacientes que aguardam na fila.