24 de julho de 2024 23:17
Logo jornal O Milênio

Com onda de calor, final de semana começa quente em Campos e no Estado do Rio

Foto da Praça São Salvador, em Campos dos Goytacazes - Arquivo/O Milênio

A onda de calor, formada por uma massa de ar quente e seco que atinge boa parte do país, incluindo o estado do Rio de Janeiro, atingirá seu máximo, neste domingo. Neste sábado (11), o dia começou ensolarado em Campos, com temperaturas variando entre 22º C e 36º C. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que os termômetros cheguem aos 40° C, na capital fluminense. Além de redobrar os cuidados por conta do calor, os especialistas alertam para a baixa umidade do ar, que deve ficar em torno de 30%. Por isso, a recomendação é hidratação. O fim de semana será de sol e calor, com temperaturas em elevação.

O calor acima da média é reflexo dos impactos do fenômeno El Niño e do aumento da temperatura global da superfície terrestre, segundo o Inmet. O cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 1960. As temperaturas devem ficar 5ºC acima da média em diversas partes do Brasil até domingo.

Devido ao baixo nível de umidade do ar nos próximos dias, especialistas recomendam que a população evite a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidifique ambientes fechados, use protetor solar e tome bastante água. Os mesmos cuidados também devem ser dirigidos aos animais de estimação.

E o sobe e desce nos termômetros deve continuar pelos próximos dias. Nesta sexta-feira, devido à influência de um sistema de baixa pressão vindo do oceano, as temperaturas apresentaram um declínio em relação ao dia anterior. Apesar dessa condição, o calorão ainda se faz presente. O bairro de Irajá, na Zona Norte, levou o prêmio de maior sensação térmica registrada na cidade do Rio hoje – 42,6ºC. Por lá, os termômetros marcaram 35,7°C às 13h15min. No Jardim Botânico, na Zona Sul, antes do meio-dia a sensação térmica registrada foi de 38,7°C.

Segundo o Sistema Alerta Rio, não há previsão de chuva pelos próximos dias. As altas temperaturas só devem dar uma trégua em todo o estado do Rio a partir da próxima quarta-feira.

plugins premium WordPress