25 de julho de 2024 00:42
Logo jornal O Milênio

Campos confirma primeira morte por dengue em 2024

Foto do mosquito Aedes aegypti - Divulgação

Nesta semana foi confirmada a primeira morte por dengue em 2024, no município de Campos. Trata-se do paciente de 64 anos, com comorbidades, que deu entrada no Hospital São José (HSJ) no dia 16 de março, e morreu mesmo dia. A confirmação da causa da morte foi feita por meio de exame laboratorial processado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN/RJ) e o resultado foi enviado ao município no final da tarde dessa terça-feira (26).

“O paciente tinha algumas comorbidades, inclusive hepáticas, que podem agravar o quadro de saúde em casos de infecção pelo vírus da dengue”, disse o infectologista e diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro.

Mediante a notificação da morte do paciente e a suspeita de infecção por dengue, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou bloqueio de transmissão, nos quarteirões onde estão situados a residência e barbearia da vítima, além da igreja onde ele congregava, em Donana.

“Não foram encontrados focos do mosquito nos imóveis do paciente. Entretanto, 12 focos foram encontrados em imóveis dos três quarteirões visitados dentro do raio de transmissão”, disse o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos. O bairro também recebeu em 1º de março um mutirão, ocasião em que mais de 1,6 mil imóveis foram vistoriados e 13 focos eliminados.

plugins premium WordPress