Fonoaudiologia é uma das especialidades que podem ser encontradas na Clínica Casah, em Campos
O atraso no desenvolvimento da fala da criança pode causar vários tipos de problemas, mas com um diagnóstico profissional rápido, a dificuldade pode ser solucionada rapidamente. Este é um dos problemas mais tratados na Clínica Casah, com a fonoaudióloga Lilian Souza. “Grande parte dos casos que eu atendo são de crianças pequenas com atraso na aquisição da linguagem, autismo, também com dificuldade de aprendizagem. Mas também atendo adultos com problemas vocais, afasia e outros problemas de comunicação”, disse a profissional. Lilian também alerta sobre a importância de procurar um fonoaudiólogo assim que for observado um atraso no desenvolvimento da criança. “É de suma importância procurar o quanto antes o fonoaudiólogo, pois este profissional é capacitado para avaliar e tratar questões da comunicação oral e escrita, voz e audição, seja na criança ou no adulto, pois a intervenção precoce é imediata e traz resultados eficazes”, afirmou. A profissional deixa orientações para que os pais possam estimular a fala de seus filhos. “A linguagem da criança começa a se desenvolver logo após o nascimento, e por isso estimular a comunicação desde cedo é muito importante. Atitudes como o contato ocular, brincar conversar, cantar com afeto e atenção, ajudam bastante. É importante ressaltar que não é aconselhável esperar muito para procurar ajuda, caso a criança não fale. Ao fazer 2 anos, ela já deve estar falando as primeiras palavras e formando pequenas frases de dois ou três elementos. Se a criança não faz isso, procure um fonoaudiólogo!”, finalizou. Com profissionais especializados, a clínica Casah é uma das referências no tratamento de pessoas que apresentam problemas no desenvolvimento da fala. A empresa também conta com profissionais como nutricionista, psicólogo, fisioterapia, além de RPG. As consultas podem ser marcadas através dos números (22) 2731-8288/ 998386005. A sede fica na Rua Barão de Miracema, n° 199, no Centro de Campos.
Quatro homens são mortos a tiros em um intervalo de menos de 12h em Campos
A violência tem assustado os moradores de Campos. Entre a tarde dessa sexta-feira (1°) e a madrugada deste sábado (2), quatro homens foram mortos a tiros. Ninguém foi preso até o momento como responsáveis pelos assassinatos que foram registrados em um intervalo menor do que 12 horas. O crime mais recente aconteceu neste sábado (2), em Goitacazes, na Baixada Campista. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em casa, quando foi surpreendida por criminosos armados. O homem tentou fugir, mas foi baleado várias vezes e morreu no local. Ainda de acordo com a polícia, a vítima tem passagens pela polícia por estupro e envolvimento com o tráfico no Açu, em São João da Barra, e estava morando perto do local do crime há poucos meses. Já durante a noite, um homem foi assassinado na localidade de São Sebastião, também na Baixada Campista. Ele morreu no local. No final da tarde, um duplo homicídio também foi registrado no município. Desta vez, no distrito de Travessão. As vítimas, de 31 e 33 anos foram encontradas baleadas na rua. Uma das vítimas morreu no local, e a outra – que teve o tórax perfurado com o tiro – chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Ferreira Machado, mas não resistiu aos ferimentos. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal do município. A Polícia Civil investiga os quatro homicídios.
Acidente mata motociclista em São Francisco de Itabapoana
Um motociclista morreu em um acidente registrado no final da noite dessa sexta-feira (1°) na RJ-196, em São Francisco de Itabapoana. O acidente aconteceu perto da Praia de Santa Clara. A batida envolveu a moto que ele pilotava e uma caminhonete. A vítima fatal tinha 52 anos e seguia para casa no momento em que sofreu o acidente. Ele morreu ainda no local. A caminhonete seguia no sentido da Praia de Santa Clara, e o motociclista estava no sentido oposto, quando os dois bateram de frente. O Resgate Municipal foi acionado e atendeu o motorista do carro. O corpo do motociclista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. A causa do acidente será investigada.
Secretaria de Saúde de Campos afirma que mortes recentes por Covid-19 foram de pessoas com esquema vacinal incompleto
O boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Campos nessa sexta-feira (1°) reforçou a importância da população, principalmente os idosos, completarem o esquema vacinal para Covid-19. Segundo a análise feita com base nos dados colhidos nos sistemas do SIVEP-Gripe do Governo Federal e o Painel Coronavírus do Estado do Rio de Janeiro, dos óbitos já analisados, todos estavam com a esquema vacinal para Covid-19 incompleto, sendo que 87% havia tomado a última dose há mais de 6 meses da data do falecimento. Segundo o informativo, foram confirmados 219 novos casos da Covid-19 no município. Com base nos dados dos cemitérios, foram registrados seis óbitos nos últimos sete dias. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que de todos os óbitos registrados nas últimas três semanas, um total de 13, 92% eram idosos e 84% tinham mais de 70 anos. Ainda, segundo a pasta, já foram analisados 8 óbitos. Os demais não deram entrada no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM- DATASUS). O município está na Fase Verde do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Social. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a seguir com as medidas de prevenção como manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomeração, lavar bem as mãos e usar álcool 70%. Recomenda fortemente o uso de máscaras em ambientes fechados públicos ou privados. Em caso de ingresso em unidades de saúde, o uso de máscaras continua obrigatório.
Datafolha: Castro e Freixo seguem tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Rio
Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nessa sexta-feira (1º) revela a intenção de voto para o cargo de governador do Rio de Janeiro. O atual governador Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) continuam tecnicamente empatados dentro da margem de erro, nos dois cenários pesquisados – assim como no primeiro levantamento, feito em abril. A pesquisa ouviu 1.218 pessoas entre 29 de junho e 1º de julho, em 32 municípios fluminenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-00260/2022 e BR-03991/2022. Veja o resultado no cenário 1 (sem Garotinho): Cláudio Castro (PL): 23% Marcelo Freixo (PSB): 22% Rodrigo Neves (PDT): 7% Eduardo Serra (PCB): 6% Cyro Garcia (PSTU): 5% Coronel Emir Larangeira (PMB) 2% Felipe Santa Cruz (PSD): 2% Paulo Ganime (Novo): 2% Brancos e nulos: 22% Não souberam: 10% Veja o resultado no cenário 2 (com Garotinho): Marcelo Freixo (PSB): 22% Cláudio Castro (PL): 21% Anthony Garotinho (União Brasil): 7% Rodrigo Neves (PDT): 6% Eduardo Serra (PCB): 5% Cyro Garcia (PSTU): 4% Coronel Emir Larangeira (PMB) 2% Felipe Santa Cruz (PSD): 2% Paulo Ganime (Novo): 2% Brancos e nulos: 20% Não souberam: 10% Essa decisão do Supremo pode confirmar a sentença do Tribunal Regional Eleitoral e deixar Garotinho inelegível até 2029. O STF tinha informado que até essa sexta-feira (1) o resultado estava empatado em 2 a 2. Com a decisão do ministro André Mendonça, o resultado teria passado para 3 a 2, favorável à validade das provas.