Secretaria de Saúde de Campos afirma que mortes recentes por Covid-19 foram de pessoas com esquema vacinal incompleto

Enterro de vítima da Covid-19 - Foto: Meramente ilustrativa

O boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Campos nessa sexta-feira (1°) reforçou a importância da população, principalmente os idosos, completarem o esquema vacinal para Covid-19. Segundo a análise feita com base nos dados colhidos nos sistemas do SIVEP-Gripe do Governo Federal e o Painel Coronavírus do Estado do Rio de Janeiro, dos óbitos já analisados, todos estavam com a esquema vacinal para Covid-19 incompleto, sendo que 87% havia tomado a última dose há mais de 6 meses da data do falecimento.

Segundo o informativo, foram confirmados 219 novos casos da Covid-19 no município. Com base nos dados dos cemitérios, foram registrados seis óbitos nos últimos sete dias. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que de todos os óbitos registrados nas últimas três semanas, um total de 13, 92% eram idosos e 84% tinham mais de 70 anos. Ainda, segundo a pasta, já foram analisados 8 óbitos. Os demais não deram entrada no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM- DATASUS).

O município está na Fase Verde do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Social. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a seguir com as medidas de prevenção como manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomeração, lavar bem as mãos e usar álcool 70%. Recomenda fortemente o uso de máscaras em ambientes fechados públicos ou privados. Em caso de ingresso em unidades de saúde, o uso de máscaras continua obrigatório.