UENF, em Campos, completa 31 anos nesta sexta-feira

Entrada da Uenf- Arquivo

A programação pelos 31 anos de aniversário da UENF começou nesta segunda-feira, pela manhã, na Casa de Cultura Villa Maria, com a Cerimônia de Outorga do título de Benemérita a Finasinha Queiroz — a campista responsável pela doação do palacete Villa Maria à UENF. Antes, foi realizada uma entrevista coletiva na qual a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, e o vice-reitor, Fábio Lopes Olivares, divulgaram a programação do aniversário da Universidade, que se estende até o final de agosto. O aniversário da UENF ocorre nesta sexta-feira, 16/08/24.

Nesta terça-feira, 12/08/24, o dia começa com três eventos importantes, a partir das 9h: o “Presente Solidário”, no qual o Campus Leonel Brizola receberá o ônibus do Hemocentro de Campos dos Goytacazes; o Encontro Itinerante do Fórum de Reitores e Reitoras das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) e a Abertura da Feira de Ciências da UENF, ambos no Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

Segundo Rosana, o “Presente Solidário” envolve a coleta de sangue e também de material que será analisado para possíveis doações de medula óssea, a ser armazenado em um banco de doadores.

— Sabemos o quanto é difícil  as pessoas terem acesso a esse material. Então amanhã a gente vai ter um ônibus do Hemocentro no campus universitário, que está sendo preparado para isto. Nós contamos com vocês para fazer essa divulgação para que muitas pessoas possam atender a esse nosso chamado. Sabemos que o Hemocentro de Campos é uma referência na região, então o material coletado atenderá a diversos municípios — disse a reitora.

A reitora ressaltou a importância do Encontro Itinerante do Friperj, que vai  discutir um plano de ação para o desenvolvimento do Norte Fluminense, acrescentando que o evento terá a participação de pesquisadores do mais alto gabarito nesta área. Um deles é o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mauro Osório, que é o presidente do Friperj. Também participam do encontro os professores José Luís Viana e Érica Tavares, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

— É a primeira sessão itinerante do Friperj. Será uma discussão bastante intensa sobre os desafios do Norte Fluminense. Eu entendo que, num ano de eleições municipais, essa discussão vai ser bastante rica. Os candidatos a prefeito e vereador dos municípios obrigatoriamente deveriam participar. O tema é justamente “Trajetórias e estratégias para o desenvolvimento do Norte Fluminense — afirmou Rosana.

A reitora também destacou a realização, no foyer do Centro de Convenções, da tradicional Feira de Ciências da UENF, que apresenta pesquisas, trabalhos de extensão e de iniciação científica. Segundo ela, espera-se a participação de cerca de 400 pessoas durante o evento.

Ainda nesta terça, a partir das 13h, no Centro de Convenções, será realizada a reunião do projeto “Indicações Geográficas Brasileiras: denominação de origem ‘Norte Fluminense’ para o acabaxi”, coordenado pela professora Janie Jasmin, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).

— A reunião vai mostrar como anda esse processo de solicitação da indicação geográfica do abacaxi produzido em São Francisco, o que vai fazer uma diferença muito grande, valorizando o produto local e a produção agrícola de São Francisco — disse Rosana, lembrando que o processo começou a partir de uma parceria entre a UENF e a Prefeitura do município.


plugins premium WordPress