Essa semana será marcada por uma nova onda de calor que deve elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. Há previsão de mais de 40ºC em parte do Centro-Oeste.
Mas depois do calorão, que deve ser intenso (veja mais abaixo), uma forte frente fria deve avançar perto do final do mês, no dia 19. De acordo com a Climatempo, o ar frio deve movimentar um pouco a atmosfera, reduzindo as temperaturas em alguns estados
Mas até lá, o calor ainda vai ser predominante. A partir deste primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer no Brasil, dando início a uma onda de calor já nesta segunda-feira (2).
Por causa do fenômeno, a Climatempo diz que a umidade do ar ainda pode atingir valores de emergência – abaixo dos 12% – em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.
Com o tempo seco e a atmosfera estagnada, a concentração de poluentes também tende a aumentar, o que deve prejudicar significativamente a qualidade do ar nos próximos dias.