O Procon de Rio das Ostras, com o objetivo de garantir o direito e a segurança dos consumidores, já começou a realizar a Operação Black Friday, uma ação em parceria com a 52° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
No dia 24 de novembro, data da Black Friday, será montado um Posto Avançado de Atendimento na Praça José Pereira Câmara, no Centro, que ficará à disposição de toda população das 9hs às 16h, com distribuição de material informativo. O objetivo da operação é orientar os consumidores sobre os seus direitos, esclarecer dúvidas e fiscalizar os estabelecimentos comerciais, para garantir o cumprimento das ofertas e evitar práticas abusivas, como maquiagem de preços, propaganda enganosa, venda casada e a comercialização de produtos com defeito.
Durante a Operação Black Friday, que teve início no primeiro dia do mês de novembro, os fiscais do Procon de Rio das Ostras realizam visitas aos estabelecimentos para constatar os preços praticados nos produtos de maior procura, como ar-condicionado, ventiladores, smartphones, entre outros. O Órgão está realizando um levantamento de preços, a fim de garantir que, no dia da Black Friday, as ofertas não estejam maquiadas e sejam realmente vantajosas para os consumidores de Rio das Ostras.
“Cuidado com a tentação da ‘oportunidade única’. No Brasil, é costume do comércio realizar liquidações, isso ocorre principalmente após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, poupe. Haverá outras oportunidades em breve”, esclarece o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Rafael Macabu. A Black Friday é conhecida por oferecer grandes descontos e promoções em diversas lojas físicas e online, fazendo com que muitas pessoas aproveitem para realizar suas compras de Natal e adquirir produtos com preços mais baixos.
DICAS PARA OS CONSUMIDORES – O Procon de Rio das Ostras destacou algumas dicas para os consumidores não caírem em golpes. Confira:
– Desconfie se o valor do produto está muito abaixo do mercado, mesmo sendo uma Black Friday, pois podem ser indícios de golpe;
– Pesquise sobre a loja online, e verifique se há reclamações;
– Evite acessar sites por links recebidos em mensagens;
– Fique atento à URL dos sites em que você fornece dados pessoais, observe se a conexão é segura, verificando se há um pequeno cadeado no canto superior ou inferior da página;
– Sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS e tenha cuidado com ofertas tentadoras ou anunciadas nas redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas;
– Ao efetuar as compras, dê preferência ao cartão de crédito. Cuidado com sites que somente aceitam receber por boleto, PIX ou transferência bancária, pois, se houver algum problema com a compra, será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco;
– Se optar em pagar por boleto ou PIX, antes de concluir o pagamento, certifique os dados do beneficiário; – Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicitar essas informações;
– Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o endereço eletrônico em que a loja possa ser encontrada;
– A página on-line também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);
– Prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares;
– Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesse caso.