Nível do Rio Paraíba, em Campos, volta a subir

Na tarde desta quarta-feira (02), os reservatórios de Funil e de Santa Cecília, que estão a montante (acima) da calha principal do Rio Paraíba do Sul, aumentaram sua vazão defluída em aproximadamente 400%, o que significa que está sendo liberado um volume de água quatro vezes maior que a média, e o Rio Paraíba do Sul, em Campos, receberá todo esse volume, provocando um aumento significativo do seu nível, já nesta quinta-feira (3).

O Setor de Monitoramento da Defesa Civil está acompanhando atentamente todo o cenário hídrico e, caso necessário, alertará a população sobre como agir diante da mudança de cenário. Na última medição até o momento, às 16h15, a cota do Paraíba era de 7,04 metros. A água chega ao cais da Lapa quando a cota atinge 8 metros. 

Além do volume maior de água dos reservatórios, a elevação na vazão de colaboração vinda de seus principais afluentes, como os rios Muriaé e Paraibuna, também colaborará no aumento do nível do Paraíba. Estes cenários são dados em razão das chuvas ocorridas nas zonas de influência hídrica para Campos e pela previsão de continuação de precipitações nestas regiões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here