Empreendedorismo feminino: mulheres representam 48% dos MEIs em Campos

Mulheres fazendo atividades em um estúdio funcional - Foto: Divulgação

As mulheres têm ganhado cada vez mais notoriedade nas atividades profissionais empreendedoras. Em Campos, na abertura do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, houve um aumento do número de mulheres na abertura do CNPJ, que representa atualmente 48% no ranking se comparado aos homens, com 52%. No Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), com base nos contratos das linhas de crédito, 56% foram para mulheres, entre 2021 e 2023, quando os homens totalizaram 44%.

Empreendedora no setor de roupas fitness, Alice Carolina Rodrigues falou sobre o investimento: “Trabalho com fabricação e vendas de roupas fitness femininas, uso as redes sociais e tenho hoje uma pequena loja física. Meu maior obstáculo era o investimento financeiro, já que sempre trabalhei como professora de matemática e nunca consegui expandir o meu negócio por conta do salário baixo”.

Em seguida, a empresária falou sobre a ajuda da Fundecam: “A oportunidade para esse empréstimo me ajudou muito na compra de uma boa quantidade de malha e alavancou mais as vendas. E, neste ano, decidi deixar o magistério para me dedicar apenas ao meu negócio, por meio do incentivo do Fundecam. O meu desejo agora é usar o Fundo novamente, crescer a loja e produzir no atacado”.

Melina Canela, que administra um estúdio funcional, comentou sobre a superação das dificuldades empresariais: “Antes, trabalhava na garagem da casa dos meus pais e não conseguia mais atender à demanda dos alunos, acabei ficando restrita aos atendimentos e consequentemente não conseguia aumentar a renda. Até que surgiu a oportunidade de mudar de espaço”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here