Campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários começa nesta segunda em Campos

Foto de uma pessoa recebendo a vacinação - Arquivo

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão preparadas para o início da Campanha de Vacinação contra Influenza em Campos, que vai acontecer a partir desta segunda-feira (25), em 20 salas de vacinação, além de um posto extramuro. Este ano, a campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à elevação atípica de casos de gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes de infecções causadas pelo vírus. O Dia D da campanha está previsto para 13 de abril.

A abertura oficial da campanha anual será por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) e ocorrerá na sede da secretaria, às 9h.

Os grupos que devem se vacinar são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses, 29 dias, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A meta é imunizar 90% desse público-alvo, que é estimado em 175 mil pessoas, até o dia 31 de maio. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno (H1N1, H3N2 e influenza B). A secretaria informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

“As infecções respiratórias têm comportamento sazonal. Desde a pandemia de Covid temos observado uma alteração no comportamento dos casos dessas infecções virais. Este ano ocorre um adiantamento do aumento do número de casos. A gripe, causada pelo vírus Influenza, é uma das principais causas dessas infecções. É importante a imunização da população, principalmente dos mais vulneráveis para diminuirmos a ocorrência de casos graves principalmente”, reforça o secretário de Saúde em exercício, Marcos Gonçalves.

As comorbidades elencadas para receber a vacina bivalente são: doenças respiratórias crônicas; doenças cardíacas crônicas; doença hepática crônica; doenças neurológicas crônicas; doenças renais crônicas; diabetes mellitus tipo I e II em uso de medicamentos; imunossupressão congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos; obesidade grau III; transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; e portadores de trissomias (síndrome de Down, Klinefelter, Warkany, entre outras).

Considera-se com deficiência permanente as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial como: limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; individuais com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here