Campos e São João da Barra terão o Dia D da vacinação contra a gripe neste sábado

Foto de uma criança sendo vacinada - Foto: César Ferreira

Campos realizará, neste sábado (13), o Dia D de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe. A imunização é para as pessoas dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina será aplicada das 8h30 às 14h, em 26 pontos distribuídos pelo município. Em outros dois pontos será das 8h30 às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação. Entre os grupos que devem se vacinar estão as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses, 29 dias, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início em 25 de março para grupos de maior risco, entretanto, adesão ainda é considerada muito baixa. Foram aplicadas somente 3.076 doses, o que representa 1,74% do público-alvo, que soma 180.561 pessoas.

“Todos os anos, a prioridade da campanha é vacinar os grupos de risco. Então, o intuito do Dia D é conseguir imunizar o máximo de pessoas nesse período de sazonalidade da doença. Quanto mais pessoas vacinadas, menor é o risco de ter a circulação de vírus”, explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro. A imunização previne contra casos graves da doença, reduzindo internações e a mortalidade decorrentes de infecções causadas pelo vírus. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil, como Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), e Influenza B.

A meta é imunizar 90% do público-alvo. Para receber a vacina basta comparecer a um dos postos, apresentar RG, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina para aqueles que têm. As categorias profissionais precisam levar documentos comprobatório do exercício da função. No caso das gestantes, deve-se levar documentos pessoais e o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Para quem já tomou o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

São João da Barra

São João da Barra também realizará neste sábado, 13, o Dia D da vacinação contra a gripe. O atendimento acontece das 9h às 15h nas seguintes unidades de saúde do município: PU do Açu, ESF Barcelos, ESF Cajueiro, ESF Campo de Areia, ESF Carrapicho, ESF Grussaí Centro, ESF Grussaí Lagoa, ESF Mato Escuro, ESF Palacete, ESF Sede. É necessário portar documento de identificação e documento que comprove a condição de grupo prioritário para receber a dose; menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Estão aptas a receber a vacina pessoas a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade, com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas cumprindo reclusão ou medidas socioeducativas, trabalhadores (da saúde, educação, segurança, salvamento, transporte coletivo e rodoviário de passageiros ou cargas, do sistema prisional, portuários).

A vacina contra Influenza tem sua formulação atualizada todos os anos, levando em consideração as cepas virais predominantes no período. Pessoas do grupo prioritário que tomaram a última dose de vacina contra influenza antes de 29 de fevereiro desse ano estão aptas a tomar a vacina dessa campanha.

Comorbidades: Diabetes, hipertensão, imunossupressão, obesidade grau 3, transplantados, portadores de trissomia, asma, DPOC, bronquiectasia, fibrose cística, doença intersticial do pulmão, displasia pulmonar, hipertensão pulmonar, doença pulmonar crônica da prematuridade, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica.


plugins premium WordPress