25 de julho de 2024 01:24
Logo jornal O Milênio

Cirurgias eletivas são suspensas por falta de bolsas de sangue no Hemocentro de Campos

Fevereiro é um mês marcado pelas férias de verão e, neste ano, pelo feriado prolongado do Carnaval, que se estende até o início de março. Nesse período muitos doadores viajam e isso já está provocando uma redução drástica na captação de sangue no Hemocentro Regional de Campos, inclusive, com suspensão temporária das cirurgias eletivas – marcadas previamente – por falta de bolsas de sangue, no estoque. 

A assistente social da unidade, Christiane Barros, relata que há redução nas doações no verão. “Nossa equipe está preocupada com a baixa no estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média de 20 doadores/dia, quando deveria receber 70. Historicamente registramos uma redução em períodos assim, mas pedimos para que todos em boas condições de saúde e que se enquadrem nos critérios para doação de sangue, compareçam no Hemocentro. Na manhã desta terça-feira (1°), apenas quatro vieram doar, no período da manhã”, afirmou. 

PARA DOAR:
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos, podem doar sangue, bastando comparecer ao Hemocentro regional, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, levando documento original com foto. Para doar, também é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Dúvidas para quem teve Covid ou contato com alguém com a infecção:

plugins premium WordPress