O Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal, situado na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, estará de portas abertas neste sábado (12) e domingo (13). O atendimento será das 8h às 17h para aplicação das vacinas do calendário de rotina, covid-19 e contra o vírus influenza (gripe), cuja Campanha Nacional de Vacinação teve início no último dia 7.
Devem receber as vacinas contra a gripe e covid-19 as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes; idosos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores dos Correios (incluindo funcionários administrativos); trabalhadores da Saúde; puérperas (até 45 dias após o parto); professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
“Os grupos prioritários que estão sujeitos a contrair uma forma grávida da doença são as crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, entre outros grupos. Então a gente faz esse chamamento agora no início da campanha para que esses grupos prioritários comparecerem às salas de vacina mais próximas. Não deixem de se vacinar não apenas contra a gripe, mas também a vacina da covid-91 que é destinada ao mesmo grupo prioritário”, reforça o assessor técnico de Imunizações, Leonardo Cordeiro.
Pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), também estão disponíveis: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, HPV quadrivalente, Tríplice Viral, Vacina Difteria e Tétano (dT) e meningocócica ACWY, além da dTpa – acelular. As vacinas são aplicadas de acordo com a classificação por faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde.
Para se vacinar, o interessado deve comparecer à unidade de saúde mais próxima com documento de identificação, CPF ou Cartão do SUS e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).