O Horto Municipal de Campos está ganhando cara nova. A secretaria de Serviços Públicos, está realizando serviços de limpeza, além de pintura das divisórias dos canteiros de plantas, varrição, roçada de vegetação e remoção de inertes, entre outros. O espaço passa por reparos também com serviços na parte elétrica e hidráulica e será reaberto nas próximas semanas. O Horto Municipal está localizado na Avenida Alberto Lamego.
De acordo com o diretor do Horto Municipal, Rubens Américo da Silva, o espaço está passando por reformas em toda estrutura, nas partes hidráulicas, elétricas, pinturas, serviços de pintura das divisórias dos canteiros de plantas, jardinagem no geral, para que as atividades possam retornar e atender à população.
“Estávamos precisando dessa limpeza. O espaço é querido por todos e muitas pessoas estavam nos perguntando quando seria o retorno das atividades. Estamos ansiosos e a expectativa é das melhores para devolver à população o Horto Municipal, onde muitas pessoas usam a área para realizar aniversários, caminhadas, piqueniques, coleta de óleo, recolhimento de lixo eletrônico, entre outros”, destacou.
COLETA DE ÓLEO
O Horto Municipal é um dos postos de recolhimento do óleo de cozinha utilizado em frituras em residência, restaurantes, bares e outros. O projeto tem como objetivo promover a preservação do meio ambiente.
VISITA GUIADA
Os visitantes do Horto recebem diversas informações sobre o local e suas 153 espécies de árvores, entre frutíferas e nativas. Também são apresentadas as 55 espécies de plantas ornamentais e os projetos existentes no local.
ESPAÇO VERDE
O Espaço Verde conta com livros e brinquedos doados, a biblioteca oferece lazer e aprendizagem. Espaço é um dos pontos atrativos das crianças e adolescentes.
COLETA DE LIXO ELETRÔNICO
Os materiais como pilhas, celulares, TV, DVDs, monitores, CPUs, impressoras, disquetes, baterias de celular, fios de materiais eletrônicos e afins, podem ser depositados no Horto, todos os dias, das 8h às 17h. Os resíduos eletrônicos são destinados e encaminhados para reaproveitamento.
JARDIM SENSORIAL
O jardim sensorial é uma forma de inclusão, usando materiais recicláveis, ensinando aos deficientes visuais os diferentes tipos de solo, de vegetação, das mudas, para poder inserir e fazer uma educação ambiental inclusiva.