Coluna Nutrindo Conhecimento: qual a melhor dieta para emagrecimento?


Vivemos na era das dietas, temos opções para todos os tipos e gostos: paleolítica, mediterrânea, low carb, low fat, jejum intermitente, cetogênica, whole30, dieta dos pontos e por aí vai.

Muitos são os depoimentos de famosos e blogueiros que postam e comentam sobre suas estratégias de emagrecimento e como conquistaram o “corpo ideal”. Mas, diante de tantas informações e opções sobre dietas, qual a mais eficaz para perda de peso?

Logo de cara respondo que não há uma dieta que seja a melhor para emagrecimento. Isso acontece porque as dietas citadas e outras mais podem ter resultados em algumas pessoas e em outras não. Vou exemplificar, uma mulher de 30 anos, pesando 65 kg com 1,55 cm de altura pode alcançar resultados maravilhosos aplicando a dieta low carb e outra mulher de mesmo peso e altura aplicando a mesma dieta pode não conseguir perder peso. E por que isso acontece?

Temos que entender que somos indivíduos com características e especificidades que nos diferem uns dos outros e há uma variedade de fatores que interferem no processo de emagrecimento como o metabolismo, a quantidade de massa magra corporal, desequilíbrio hormonal, nível de atividade física, polimorfismo genético entre outros, inclusive questões comportamentais relacionadas à alimentação.

A melhor estratégia de emagrecimento deve ser aquela que melhor se aplica a cada pessoa, aquela que é possível e viável para cada um, aquela em que o paciente consegue aderir sem que haja prejuízos para a saúde. E para isso, é importante o acompanhamento com um profissional que oriente e aplique a dieta ideal para o perfil do paciente.

De qualquer forma, antes de iniciar qualquer tipo de dieta, busque orientação, leia bastante sobre o assunto em fontes confiáveis, veja quais são os benefícios e os cuidados necessários e informe ao profissional sobre qualquer patologia preexistente. E lembre-se, nem todas as dietas podem ser adequadas para você.

Para finalizar, quero ressaltar, que todas as dietas citadas são estratégias de emagrecimento e, portanto, devem ser utilizadas por um período de tempo. Diferente da reeducação alimentar, assunto que estarei abordando na próxima postagem. Aguarde!


plugins premium WordPress