Campos confirma primeiro caso de Influenza H3N2


O município de Campos teve o primeiro caso confirmado da influenza H3N2. O diagnóstico foi feito em uma idosa de 85 anos, que apresentou sintomas leves e que se mantém em isolamento domiciliar. O vírus influenza tem três tipos que circulam na população humana (A, B e C), e o H3N2 é uma nova cepa do subtipo A.

O tipo A do influenza é o mais comum e propício a causar epidemias sazonais de gripe. A nova gripe causada pelo H3N2 provoca sintomas bem conhecidos: tosse, coriza, garganta inflamada, febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza. Em Campos, a vacina Influenza está sendo aplicada e protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2 / Hong Kong). A cepa responsável pelo surto que está acontecendo no Estado do Rio de Janeiro é uma variante do H3N2, identificada como Darwin. A orientação é que a população procure uma unidade de saúde caso apresente algum sintoma gripal.

A imunização começou às 9h e permanecerá enquanto houver estoque. No ato da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.

Os postos para vacinação no município são:

  • Gestantes, puérperas e crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias:
    Cidade da Criança
  • Gestantes e puérperas:
    Secretaria de Saúde
  • Idosos acima de 60 anos:
    Clube da Terceira Idade
  • População em Geral:
    Centro de Saúde de Guarus;
    UPH de Travessão;
    UBS da Penha;
    UBSF Félix Miranda;
    UBSF Parque Rodoviário
    UBSF Parque Imperial;
    UBSF São Sebastião
    UBSF Baleeira;
    UBSF Conselheiro Josino.


plugins premium WordPress