O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, divulgou nas redes sociais que foi diagnosticado pela segunda vez com Covid-19. Castro havia sido infectado em dezembro de 2020 pela primeira vez. Apesar do diagnóstico, ele afirmou que está com sintomas leves e incentivou a vacinação contra a doença.
“Neste domingo, fiz o teste da Covid-19 e, infelizmente, testei positivo pela segunda vez. Estou bem. Apenas com um pouco de coriza. Vou me cuidar aqui e cumprir todos os protocolos. Vacinem-se! Essa é a melhor forma de combater a Covid!”, disse.
Em nota, a assessoria de imprensa do governo estadual informou que o governador decidiu realizar o exame após o secretário de Estado de Fazenda, Nelson Rocha, com quem se reuniu presencialmente na última quarta-feira (29), informá-lo sobre diagnóstico positivo para Covid-19 na sexta-feira (31). O secretário de governo, Rodrigo Bacellar, que também participou da reunião, também testou positivo, mas segue assintomático.
O momento é de aumento de casos por Covid no estado. Em apenas uma semana, o percentual de testes positivos de Covid no Rio aumentou de 0,7% para 5%. O número de internações e mortes segue baixo na capital. No estado, porém, a média móvel de mortes está com tendência de alta. A prefeitura do Rio e o governo já confirmaram que a variante ômicron está circulando no estado.