Brasil tem chance de ganhar Oscar pela 1ª vez


Oficialmente, o Brasil nunca ganhou um Oscar, mas ficou no quase algumas vezes. Tem estatueta que até dá para chamar de brasileira. Mas só com extrema boa vontade. 

“Onde Eu Moro” foi indicado como Documentário em Curta Metragem. O cineasta carioca Pedro Kos é o diretor do filme, ao lado do americano Jon Shenk.

O documentário de 40 minutos retrata três anos das vidas de pessoas sem teto em cidades como Los Angeles e San Francisco. “Foi uma jornada de transformação para nossa equipe”, disse Kos.

“Eles nos ensinaram que há mais coisas que nos unem do que nos separam e, generosamente, compartilharam suas histórias, lembrando-nos de que todos nós merecemos ter um lugar digno de ‘onde morar'”, comentou o diretor brasileiro.

“Onde Eu Moro” concorre com “Audible”, “The queen of basketball”, “Três canções para Benazir” e “When we were bullies”. A premiação é no domingo (27).

Brasileiros de filmes oficialmente de outros países, como o diretor de animações Carlos Saldanha e o produtor Rodrigo Teixeira, já foram indicados, mas sequer eram favoritos. Em 2012, Carlinhos Brown e Sergio Mendes disputaram o Oscar contra um único concorrente. Mas ficaram com o “vice”. Eles perderam para “Man or muppet”, tema de “Os muppets”. Bret McKenzie, do duo Flight of the Conchords, levou o primeiro Oscar da Nova Zelândia.

Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada por “Central do Brasil”, mas perdeu para Gwyneth Paltrow (“Shakespeare Apaixonado”, da produtora Miramax, de Harvey Weinstein).


plugins premium WordPress