25 de julho de 2024 00:31
Logo jornal O Milênio

BR-356 também é liberada para veículos de carga

O tráfego de veículos de carga também foi liberado no km 161 da BR-356, onde ocorreu o rompimento do dique de Barcelos, em São João da Barra, na última segunda-feira (12). Esse trecho também já havia sido liberado nesse domingo (16) para tráfego de veículos de passeio e ônibus de passageiros.

A liberação aconteceu após análise técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Defesa Civil. Nesta segunda-feira (17), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) começou a transportar as pedras que vão reforçar o dique que rompeu com a cheia do Rio Paraíba do Sul. A ação emergencial na estrutura do dique foi anunciada pelo governador Cláudio Castro, atendendo à solicitação da prefeita Carla Machado. Equipes do governo estadual e da Prefeitura estão elaborando um projeto para a realização de uma obra definitiva em toda a extensão do dique.

Intervenções no Rio Paraíba do Sul, incluindo o dique, só podem ser feitas pelo governo estadual, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que assumiu a responsabilidade pelo rio federal desde a extinção do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS). A Prefeitura não tem autorização para fazer obras estruturais no dique. O que é permitido são ações de reforço, como contenção com areia. Segundo a prefeitura, no início de 2020 a Prefeitura solicitou ao Inea a realização de obras no dique, mas até antes desta cheia o pedido não havia sido atendido.

plugins premium WordPress