A partir de terça-feira (1º), Campos passará a contar com um Centro Municipal de Testagem para Covid-19. O local será usado para melhorar o sistema de testagem já que a procura por testes cresceu expressivamente nos últimos dias. O objetivo será ampliar a capacidade de oferta de testes para diagnóstico da doença no município e monitoramento dos casos positivos, para reduzir a cadeia de transmissão. Segundo a prefeitura, em breve será montado outro Centro para atender aos moradores de Guarus.
A primeira unidade, que vai funcionar no Colégio Salesiano Dom Bosco Campos, de segunda a sábado, das 7h às 17h, ofertará 1.000 exames/dia. O colégio está situado na Avenida Dom Bosco, n° 49, no Parque Tamandaré. A central vai oferecer o teste de antígeno, indicado entre o 3° e 7° dia de sintomas.
Atualmente, a testagem já é disponibilizada em quatro polos instalados dentro das unidades de saúde do município: Centro de Saúde de Guarus, UBS da Penha, Patronato São José, na Lapa, e Escola Municipal de Farol de São Tomé.
Para a realização do exame no Centro de Testagem e evitar filas e aglomerações, a pessoa deverá agendar o teste por meio do site da Prefeitura (campos.rj.gov.br). O link será liberado na segunda-feira (31), quando também acontece reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19, convocada pelo Prefeito Wladimir Garotinho.
A reunião começa às 9h, no formato eletrônico, e será transmitida a partir do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA). Com o avanço de casos do coronavírus em todo o estado do Rio e o impacto da expansão da variante Ômicron, autoridades de saúde vão avaliar o atual cenário epidemiológico e novas medidas restritivas poderão ser tomadas.
Conforme boletim divulgado na sexta-feira (28), o município registrou 833 novos casos de Covid-19 nos últimos sete dias e 14 óbitos.