7 de setembro de 2024 20:23
Logo jornal O Milênio

Chuva de meteoros poderá ser observada nesta noite em todo o Brasil

A chuva de meteoros Lyrids ou Líridas atingirá seu pico na noite desta sexta-feira (22) e início da madrugada de sábado (23) e poderá ser vista em todo o Brasil. Segundo o Observatório Nacional (ON), o melhor horário para observar o fenômeno será a partir da 1h da madrugada do dia 23, sendo que as regiões Norte e Nordeste terão uma visão mais privilegiada. Em condições ideais de visualização, será possível visualizar até 18 meteoros por hora. Mas a lua deve atrapalhar um pouco. Segundo astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do ON, neste ano, a Lua com cerca de 67% de iluminação deverá atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes da chuva. Para observar o fenômeno, é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. “Para facilitar essa orientação indicamos que o observador direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte”, orienta o Observatório. O que são meteoros Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido à ablação com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”. Uma chuva de meteoros ocorre quando vários meteoros passam pelo céu noturno partindo aparentemente de um mesmo ponto: o radiante. Todos os anos, no final do mês de abril, o planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher (C/1861 G1) e, desta passagem, resulta a chuva de meteoros chamada Lyrids ou Líridas, por estar localizada na direção da constelação de Lyra. Desde o dia 15 até o dia 29 deste mês, o planeta Terra estará passando pela região do espaço onde estão os detritos do cometa Tatcher.

Empresária argentina é assassinada dentro de casa em Búzios

A empresária argentina Evangelina Mariel Trotta, de 48 anos, foi morta a facadas na tarde desta sexta-feira (22) no bairro João Fernandes, em Búzios. O crime aconteceu dentro da casa em que ela morava. A ocorrência aconteceu na Rua Jacob José Luiz. A Polícia Militar informou que a suspeita é que o crime tenha sido cometido pelo ex-marido da vítima. A mulher era dona de uma empresa de aluguel de bugues na cidade. O corpo da argentina foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Cabo Frio. A ocorrência é investigada na Delegacia de Búzios.

Influenciadora digital Aline Borel é morta a tiros na Região dos Lagos

A influenciadora digital Aline Borel morreu aos 28 anos em Araruama, na Região dos Lagos, do Rio de Janeiro. Ela foi encontrada, com marca de dois tiros no corpo, na última quinta-feira, dia 21, na Praia do Dentinho. A Polícia Civil está com as investigações em andamento. “As investigações estão em andamento na 118ª DP (Araruama) para esclarecer as circunstâncias do caso. A perícia foi feita no local e constatada a presença de duas perfurações causadas por arma de fogo no corpo da vítima. Familiares foram ouvidos”, diz a nota, enviada ao Extra. Ex-assessores lamentaram a notícia com posts nas redes sociais. “Conheci a Aline, por um tempo a ajudamos a voltar para as redes sociais (nunca ganhamos nenhum dinheiro com isso, que fique claro). Ela era uma menina que queria voltar a sorrir na web e teve autorização da família, mas ela voltou a ter surtos. Ela tinha problemas psiquiátricos e era cuidada pelo CRAS. Por isso, a família decidiu que era melhor que ela ficasse offline e se dedicaram a cuidar dela. Mantivemos contato por um tempo e falamos com Aline algumas vezes, mas depois não tivemos mais notícias. Só sabíamos o que era divulgado por aí. E, infelizmente, essa notícia hoje… Não sei o motivo da morte, não sei como ela estava nos últimos tempos, mas sempre estivemos a disposição para ajudar com o necessário. Espero que a justiça seja feita e que Aline tenha o descanso merecido. Ela era muito gente boa”, escreveu Hellen Safra. “Que deus conforte o coração dos seus familiares”, escreveu Pedro Henrique Guerra, outro assessor, tambémno Instagram. Aline Borel caiu no gosto das redes sociais ao criar músicas bem humoradas, como “Eu vacilei, pô. Estou ciente” e “É cansativa a vida do crente”, e fazer vídeos. Passou a ilustrar memes, viu celebridades se renderem ao seu carisma e até participou de programas de TV.

Morre menina atropelada por carro alegórico no Rio

Morreu nesta sexta-feira (22) Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, que foi imprensada entre um poste e a alegoria da escola de Samba Em Cima da Hora. A menina chegou a perder a perna direita durante uma cirurgia complexa, mas não resistiu aos ferimentos. O acidente teria acontecido após a menina subir no carro alegórico da escola, que estava parado na rua Frei Caneca, a 200 metros do portão da Marquês de Sapucaí, no Rio. Quando o veículo começou a ser empurrado, a menina foi imprensada contra um poste. Raquel estava internada desde essa quinta-feira (21) em estado gravíssimo no Hospital Souza Aguiar, no Centro da cidade, e, segundo funcionários da unidade, teve uma hemorragia interna. Durante a cirurgia, que durou mais de 6 horas, Raquel sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela também teve traumatismo no tórax e respirava por aparelhos.Após o acidente, a Justiça determinou que as escolas de samba façam escolta dos carros alegóricos até os barracões. A decisão do juiz Sandro Pitthan Espíndola, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, acolheu o pedido do Ministério Público estadual. Grávida, a mãe da menina desmaiou na frente do hospital. Grávida, a mãe da menina desmaiou na frente do hospital. Ela disse que até aquele momento não tinha recebido nenhuma ajuda da Liga ou da Em Cima da Hora. O Ministério Público afirmou, após o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba da Série Ouro, que o desfile na Sapucaí violou normas de segurança estabelecidas para o evento. Um dos itens é específico sobre a segurança para crianças e adolescentes na concentração e dispersão de carros alegóricos. Em nota, as ligas das escolas de samba do Rio disseram que estão abaladas e que se solidarizam com a família de Raquel. Sobre as recomendações do Ministério Público, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio disse que é preciso aguardar a apuração dos fatos e que, todos os anos, pede o apoio dos órgãos de segurança pública no entorno da Sapucaí.

Mulher é baleada pelo ex-companheiro em condomínio de Campos

Uma mulher foi baleada na tarde desta quinta-feira (21) dentro de um condomínio, na Estrada do Carvão, em Campos. O principal suspeito de ter cometido o crime é o ex-companheiro dela. Segundo a Polícia Militar, a discussão teria começado por conta da venda de um imóvel. Durante o desentendimento, o homem se descontrolou, sacou a arma e atirou três vezes na vítima: uma vez na mão, na perna e na clavícula. A filha da vítima presenciou o crime e chamou a polícia assim que o homem saiu do apartamento. A mulher foi socorrida e levada para o Hospital Ferreira Machado. O crime é investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Mais de 4 mil cartões do Supera-RJ são roubados de Cras, em Campos

Mais de 4 mil cartões do programa de transferência de renda Supera-RJ foram roubados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Travessa Santo Elias, no bairro Jardim Carioca, em Campos. Cada cartão conta com o crédito de R$ 200. O crime aconteceu na madrugada dessa quinta-feira (21). Os cartões seriam entregues para famílias carentes do município. Segundo a Polícia Militar, o local foi invadido por homens armados, que renderam e amarraram os vigilantes. Na delegacia, os vigilantes contaram que os homens mandaram que eles ficassem olhando para cima o tempo todo e que não seria possível identificá-los. Ao todo foram roubados 4.098 cartões. O crime foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus). A equipe de reportagem do jornal O Milênio entrou em contato com a prefeitura para saber qual solução será encontrada para que as pessoas que seriam contempladas com os cartões, não sejam prejudicadas. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanhou o registro de ocorrência na Delegacia de Guarus e frisou que o município já fez contato com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para o bloqueio imediato dos cartões.

Exemplo: casal de idosos, com 105 e 100 anos, recebe 4ª dose contra a Covid-19 em Campos

Enquanto uma parcela da população ainda resiste em tomar a vacina contra a Covid-19, um casal de idosos de Campos demonstra consciência sobre a necessidade e importância da imunização. Essa semana, João Fernandes de Souza, 105 anos, e a esposa, Maria da Penha Campos Fernandes, 100 anos, moradores do bairro Turfe Clube, receberam a segunda dose de reforço (4ª dose) na Fundação Municipal de Esportes (FME). Casados há 77 anos, João e Maria foram levados ao local de vacinação pela filha, a aposentada Maria Coeli Fernandes Ribas, 71 anos. Ela contou que os pais são lúcidos e sabiam que a 4ª dose já estava disponível para a idade deles. “Em nenhum momento, eles pensaram em não tomar a vacina”, disse a filha, ressaltando que os pais também não tiveram nenhum efeito colateral quando tomaram as demais doses. A Secretaria Municipal de Saúde continua disponibilizando a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para todos os idosos com 80 anos ou mais, com intervalo mínimo de 4 meses a contar do primeiro reforço (3ª dose). Além dos idosos, todos os imunocomprometidos acima de 18 anos que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional) administrada há 4 meses, também devem receber a 4ª dose.

Carro fica destruído em acidente com dois caminhões no Caju, em Campos

Um motorista ficou ferido em um acidente que envolveu um carro e dois caminhões na Rua Rocha Leão, no bairro Caju, em Campos. O carro que ele dirigia, ficou destruído após ter sido prensado pelos caminhões. O acidente aconteceu na tarde dessa quinta-feira (21). O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e não corre risco de morte. Nos caminhões, ninguém ficou ferido. O trânsito ficou lento na região, mas já está normalizado.

plugins premium WordPress