Teatro Trianon, em Campos, abre programação 2022 com dança, música e cinema
A programação 2022 do Teatro Municipal Trianon, localizado no Centro de Campos, começará nesta sexta-feira (25). O local também terá programação no sábado (26) e no domingo (27). Eventos terão foco para a dança, a música e o cinema. Este ano, o Trianon, um dos maiores e mais modernos teatros do país, completará 24 anos. O espaço é administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). “Estamos preparando uma agenda especial, marcando a retomada da grade de espetáculos do Trianon, prejudicada pela pandemia, nos últimos dois anos. E, para começar, vamos valorizar os talentos de nossa terra, fazedores de cultura que lutam para manter viva a nossa arte”, enfatiza a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.SEXTA – Nesta sexta-feira, às 19h, a programação 2022 do Trianon será aberta pela apresentação solo de dança Flamenca “Paíson Flamenca”, da com Gisele Gonçalves. Em seguida, a cantora Laurah Pessanha será a atração, com um bonito show. O evento tem entrada franca. SÁBADO – No sábado, às 20h, a atração será a banda Paiol Sonoro, realizando o show de lançamento do seu primeiro álbum intitulado “Dia Útil”. O ingresso custa R$ 20,00 ou R$ 10,00 + 1kg de alimento não perecível. DOMINGO – E, para fechar a agenda da semana de abertura da programação 2022 do Trianon, a atração será a exibição do filme “Faroeste Cabrunco”, às 17h, com entrada franca. O filme é um projeto contemplado na Lei Aldir Blanc 2021, sendo uma produção de artistas do município.
Covid-19: vacinação itinerante começa nesta terça-feira em escolas de Campos
Começa nesta terça-feira (22), às 15h, na Escola Municipal 29 de Maio, o processo de vacinação itinerante contra a Covid-19 nas escolas da rede pública municipal de Campos. Serão contemplados alunos de 5 a 17 anos que ainda não se vacinaram. Paralelamente, a testagem itinerante para Covid-19 dos alunos e profissionais da rede municipal de ensino também continua sendo realizada e avançando. Inicialmente, eram 12 escolas envolvidas no processo de testagem, agora, são 21 unidades.Hoje, a testagem foi realizada no Cemstiac. Amanhã, no Pequeno Jornaleiro; quarta-feira (23), na Getúlio Vargas e, na quinta-feira (24), no Lions I. A testagem recomeça no dia 28, segunda-feira, no Branca Peçanha e segue nas escolas Frederico Paes Barbosa e Leopoldino Maia. A testagem começou na quarta-feira (16), na Escola Municipal Amaro Prata Tavares e, até agora, já foram testados 146 alunos e 42 profissionais, todos com resultados negativos. As duas ações são uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com a Secretaria de Saúde, que acontece por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), visando identificar possíveis casos de Covid no ambiente escolar. De acordo com a coordenadora do PSE, Catia Mello, serão feitos em torno de 100 testagens por unidade escolar. Quanto à imunização, será realizada uma busca ativa para verificar os alunos que ainda não se vacinaram. Vale ressaltar que tanto para a testagem quanto para a vacinação é necessária a autorização prévia dos pais ou responsáveis. “Com o avanço da testagem para a Covid-19 nas unidades escolares e a implementação da vacinação nas unidades escolares, objetivamos romper as cadeias de contágio e medir a progressão da doença na população. Até o momento, mais de 180 testagens realizadas entre alunos e profissionais e zero positivados”, explicou Catia.
Brasil tem chance de ganhar Oscar pela 1ª vez
Oficialmente, o Brasil nunca ganhou um Oscar, mas ficou no quase algumas vezes. Tem estatueta que até dá para chamar de brasileira. Mas só com extrema boa vontade. “Onde Eu Moro” foi indicado como Documentário em Curta Metragem. O cineasta carioca Pedro Kos é o diretor do filme, ao lado do americano Jon Shenk. O documentário de 40 minutos retrata três anos das vidas de pessoas sem teto em cidades como Los Angeles e San Francisco. “Foi uma jornada de transformação para nossa equipe”, disse Kos. “Eles nos ensinaram que há mais coisas que nos unem do que nos separam e, generosamente, compartilharam suas histórias, lembrando-nos de que todos nós merecemos ter um lugar digno de ‘onde morar’”, comentou o diretor brasileiro. “Onde Eu Moro” concorre com “Audible”, “The queen of basketball”, “Três canções para Benazir” e “When we were bullies”. A premiação é no domingo (27). Brasileiros de filmes oficialmente de outros países, como o diretor de animações Carlos Saldanha e o produtor Rodrigo Teixeira, já foram indicados, mas sequer eram favoritos. Em 2012, Carlinhos Brown e Sergio Mendes disputaram o Oscar contra um único concorrente. Mas ficaram com o “vice”. Eles perderam para “Man or muppet”, tema de “Os muppets”. Bret McKenzie, do duo Flight of the Conchords, levou o primeiro Oscar da Nova Zelândia. Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada por “Central do Brasil”, mas perdeu para Gwyneth Paltrow (“Shakespeare Apaixonado”, da produtora Miramax, de Harvey Weinstein).
Prefeitura de Campos retira obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos e fechados
Um decreto publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Campos, na manhã desta segunda-feira (21), retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. O decreto diz que o uso da máscara fica facultativo, mas ainda há obrigatoriedade do uso em unidades hospitalares e em clínicas. A decisão, que já entrou em vigor, foi tomada com base na redução dos índices de contaminação da Covid-19 no município.
Novo temporal em Petrópolis deixa ruas alagadas e pelo menos cinco mortos
Um novo temporal que atingiu Petrópolis, na região Serrana Fluminense, nesse domingo (20) deixou pelo menos cinco mortos. Uma pessoa foi resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Defesa Civil Municipal, até o início da madrugada desta segunda-feira (21), haviam sido registradas 95 ocorrências, a maior parte deslizamentos. A nova chuva atingiu a cidade mais de um mês depois do temporal que deixou 233 mortos e quatro desaparecidos, em 15 de fevereiro deste ano. O local com maior índice de chuva até o início da madrugada de hoje havia sido São Sebastião, onde caíram 415 milímetros de precipitação. Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, mais de 400 pessoas tiveram que sair de suas casas e se deslocar para pontos de apoio nas localidades de Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independências e Siméria. “Foi um dia difícil, principalmente depois das 15h, quando Petrópolis foi novamente vítima de grande chuva. Foram mais de 300 milímetros que atingiram a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, em vídeo publicado em sua rede social nos primeiros minutos de hoje.
Novo Plano de Mobilidade Urbana de Campos será apresentado em audiência pública nesta segunda
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Campos (PlanMobs) será apresentado nesta segunda-feira (21), às 14h30, em audiência pública na Câmara de Vereadores. O objetivo é que o plano seja aprovado até 12 de abril. A apresentação ficará a cargo da Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente. “O Plano de Mobilidade Urbana é ferramenta de planejamento e de políticas para orientação de desenvolvimento do transporte e ocupação sustentável de áreas urbanas e seus arredores para o próximos 20 anos”, diz o secretário Cláudio Valadares. Após a audiência pública, o PlanMobs vai para apreciação e votação na Casa de Leis. Aprovado pelos vereadores, o plano ainda será encaminhado à Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, para ser implantado no município. “Diante das sugestões, vamos encaminhar para aprovação da Câmara. O secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, ressalva que, em obediência às normas sanitárias do Protocolo de Prevenção à Covid-19, está limitado o número de 125 participantes no Plenário durante a audiência pública, que segue diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, bem como atende as prerrogativas do Estatuto da Cidade no que tange às políticas públicas para o bem estar da população.