UENF debate possível criação de escola de cinema em Campos

Entrada da Uenf- Arquivo

Ao participar da mesa-redonda “A Escola Brasileira de Cinema e Televisão (EBCTV) e a retomada do cinema na UENF”, nessa quarta-feira (20), a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, garantiu que sua gestão dará todo o apoio à implantação de um curso de Cinema e Audiovisual da Universidade e informou que alguns passos já foram dados. Segundo a reitora, neste momento a administração da UENF está em processo de aquisição de equipamentos básicos para a oferta de disciplinas de cinema e audiovisual dentro dos cursos que já existem na Universidade.

— Nossa intenção nesse momento é trabalhar uma infraestrutura que nos permita caminhar na direção de abrigarmos a Escola de Cinema — disse Rosana.

A mesa-redonda integrou o segundo dia de programação do Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que, por sua vez, faz parte da programação do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, aberto na última terça-feira. Também participaram do debate o gerente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Hernani Heffner; e o diretor geral do Festival, o doutorando de Sociologia Política da UENF, Fernando Sousa. A mediação ficou a cargo do professor Hamilton Garcia, do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH).

Rosana lembrou que trabalha para a UENF desde 1992 — portanto, um ano antes de sua fundação —, quando atuou na Secretaria de Assuntos Extraordinários, cujo secretário era Darcy Ribeiro — “um homem fazedor de coisas, um visionário, uma mente inquieta e inovadora”.

— Então naquele tempo ele já tinha uma percepção muito forte do papel que a imagem ía ter no futuro. E, com a bagagem que ele tinha, enxergava a possibilidade de a UENF abrigar uma escola brasileira de cinema e televisão. Precisamos mencionar aqui que era um projeto do Darcy em colaboração com a Irene Ferraz, diretora de cinema que passou um período em Cuba, e se inspiraram naquele modelo pra fazer a proposta que seria a escola brasileira de cinema e televisão (escola de Cuba) — lembrou.

Segundo Rosana, a escola de cinema ainda faz parte dos planos da Universidade.

— Isso consta no plano diretor da UENF. E nós devemos isso ao Darcy: implementar a escola de cinema. Mas é claro que nós precisaremos repactuar essa escola, diante das mudanças nesta área. Essa ideia já começa a ganhar corpo, porque já temos hoje oficinas, teremos certificação, treinamento, capacitação, formação de publico. Eu entendo que esse sonho começa a ser materializado — disse.


plugins premium WordPress