Em 18 cruzamentos da cidade, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos instalou placas informativas para fiscalização por videomonitoramento no trânsito, em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de número 909/2022. Essa regulamentação permite ao município o uso da tecnologia para garantir maior segurança e eficácia no trânsito. E nessas vias devidamente sinalizadas estão implantados semáforos inteligentes, que, a partir desta segunda-feira (20), das 22h às 6h, estarão funcionando de forma atuada.
O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, explicou que avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima prescrita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e a penalidade para essa infração é multa. “Portanto, o avanço do sinal vermelho, mesmo sendo um desrespeito às leis de trânsito, não será computado de forma automática das 22h às 6h pela fiscalização por videomonitoramento nos pontos sinalizados. Já das 6h às 22h será computado de forma automática pela fiscalização por videomonitoramento. Agora, caso o motorista cometa essa infração a qualquer hora do dia, inclusive das 22h às 6h, e seja flagrado por um guarda municipal em atuação no trânsito, poderá ser multado”, pontuou.
Álvaro ainda esclareceu que as demais infrações de trânsito, como o não uso de cinto de segurança, falar ao celular no volante, conversões irregulares e estacionamentos proibidos, serão combatidas durante 24 horas, tanto por videomonitoramento nos pontos devidamente sinalizados quanto pelos guardas municipais que estiverem atuando no trânsito.