A Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Mobilidade, solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) a liberação para tráfego na RJ-238, mais conhecida como Estrada dos Ceramistas, no período entre 20 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025.
Trata-se de uma suspensão temporária uma vez que a interdição total da rodovia para obras neste período de festas de fim de ano está causando grandes transtornos não só nas vias do município, como também na BR-101, afetando o trânsito nacional. “Precisamos que libere a rodovia neste período de festas para reduzir os impactos tanto nas vias administradas da cidade e quanto no trecho urbano da BR-101”, afirmou o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur.
Na semana passada, após solicitação do prefeito Wladimir Garotinho, o DER-RJ se comprometeu em realizar a manutenção do pavimento de vias por onde o tráfego foi desviado com a interdição da Estrada dos Ceramistas. Foi publicado no Dário Oficial da última segunda-feira (2) a Portaria 87/2024 que determina a circulação de caminhões com mais de quatro eixos pela Avenida Arthur Bernardes, no trecho entre a BR-101 e a rotatória da UENF; e pela Avenida Alberto Lamego, entre a rotatória da UENF e a BR-356 (Campos-São João da Barra).
A liberação do tráfego é no período de 30 dias. De acordo com a portaria em vigor, o não cumprimento das medidas assumidas pelo DER-RJ no prazo determinado acarretará a suspensão da circulação do tráfego dos caminhões com mais de 04 (quatro) eixos no trecho elencado.