7 de setembro de 2024 20:32
Logo jornal O Milênio

Pesquisa encontra cocaína em tubarões no Rio de Janeiro


Pesquisadores encontraram resquícios de cocaína no corpo de tubarões recolhidos na costa do Rio de Janeiro. A análise é inédita e, segundo os estudiosos, a droga estava nos músculos e no fígado dos animais.

Os tubarões eram vendidos para consumo e os pesquisadores alertam que há risco para a saúde.

Os pesquisadores analisaram 13 tubarões da espécie bico-fino retirados do mar na zona oeste da capital, no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Em todos eles, havia cocaína. O estudo foi publicado na revista Science of the Total Environment na última semana.

Como o teste foi feito?

A pesquisa foi feita por um grupo do Instituto Oswaldo Cruz. Eles coletaram 13 tubarões de barcos de pesca no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre setembro de 2021 e agosto de 2023.

Em laboratório, a equipe testou tecido muscular e hepático (fígado) para saber se havia a droga nos animais.

O achado é que, além de a droga ter sido detectada em todos os animais, ela ainda foi encontrada em um número 100 vezes maior do que resquícios encontrados em outras espécies animais em pesquisas anteriores.

Para além disso, a maior quantidade da droga estava nos músculos e não no fígado do animal. Como o órgão faz parte do processo metabólico, a expectativa é que os índices fossem maiores. Essa resposta, segundo os pesquisadores, é um alerta sobre a quantidade de droga no mar em contato com a vida marinha.

Fonte: G1


plugins premium WordPress