Panetone com álcool? Detran revela que produto não passa no bafômetro


O Departamento Estadual de Trânsito revelou que o consumo de panetone pode causar confusão durante o teste do bafômetro nesta época do ano. Para exemplificar, a organização realizou testes que indicaram a presença de álcool na boca após a ingestão do pão natalino.

O teste com panetone é similar ao realizado anteriormente com pão. O açúcar presente no alimento pode gerar álcool na boca, resultando em um teste positivo no bafômetro.

O Detran deixou claro que esse álcool presente no alimento é bucal e não chega aos pulmões. Mas o teste com panetone pode indicar teor alcoólico suficiente para gerar penalidades como suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e até prisão.

Para evitar isso, basta beber um copo de água depois do consumo do panetone e antes pegar no volante.

O teste com o alimento teve como objetivo alertar a população sobre os riscos da combinação de álcool e direção.

“Fez-se essa demonstração apenas para mostrar ao cidadão, e alertar do perigo da combinação álcool e direção” diz Waldir Soares de Oliveira, presidente do Detran.

A presença de álcool no pão e panetone acontece porque durante a fabricação ocorre a formação de álcool etílico, que geralmente evapora no forno. No caso dos produtos industrializados, os níveis encontrados são devidos aos conservantes utilizados para evitar o mofo e garantir a integridade do pão.

Fonte: Estadão


plugins premium WordPress