O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou, na última semana, duas jiboias e dois gambás em Campos. Uma das cobras tinha 1,50 m de comprimento. Os animais foram encontrados em diferentes bairros de Campos. Todos eles estavam em condições normais de saúde e foram soltos em Área de Proteção Ambiental.
Uma das jiboias foi encontrada no quintal de uma casa, localizada na Estrada do Carvão. A proprietária do imóvel que acionou o GAM para o resgate. Já a outra, de 1,50 m de comprimento, foi resgatada em uma propriedade em Venda Nova.
Já os gambás foram resgatados no Parque Presidente Vargas, em Guarus, e em uma loja no bairro Jóquei Clube.
Dados do GAM mostram que os gambás são os animais mais resgatados em Campos e, em segundo lugar, vêm as cobras. Os gambás são os mais comuns devido à sua facilidade de reprodução. As fêmeas de gambás se reproduzem de uma a três vezes por ano, com o período de gestação entre 12 e 13 dias, podendo nascer até 20 filhotes. Por ano, cada gambá fêmea pode ter até 60 filhotes.
O GAM resgata animais silvestres em boas condições de saúde e os devolve para o seu habitat natural, contribuindo para a preservação de várias espécies. O GAM é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM). Os telefones para acionar o GAM são (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185.