Iniciadas ações para restauração do Casarão Solar dos Airizes, em Campos

Foto do Solar dos Airizes, no início da preparação para a reforma - Foto: César Ferreira

Foram iniciadas no Casarão Solar dos Airizes, na BR 356, em Campos, as obras de restauração, preservação e conservação do prédio histórico, construído no século XIX e tombado em 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As primeiras ações foram instalação da cobertura de proteção e o escoramento interno do prédio. O canteiro de obras segue sendo montado. No mês passado, foi assinado o contrato com a Bruta Empreendimentos, empresa responsável pela obra.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro, informa que, com a assinatura da ordem de serviço, a empresa responsável pela obra realizou as primeiras ações, como instalação da cobertura de proteção e o escoramento interno do prédio. “Na semana passada, foi realizada uma reunião com técnicos da secretaria e da empresa responsável para os ajustes necessários. A empresa segue com a montagem do canteiro para a execução efetiva das obras”, disse o secretário. Historiadores e gestores ligados às áreas da cultura e turismo comemoraram a notícia. “Uma notícia que fortalece cada vez mais a luta pela preservação do nosso rico patrimônio cultural e histórico”, disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos.


plugins premium WordPress