Vacinação de rotina, gripe e Covid-19 em três postos neste sábado e domingo em Campos

Foto de uma pessoa recebendo a vacinação contra a Covid-19 - Arquivo

Em Campos, as salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde, Clínica da Criança e Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Travessão estarão funcionando durante o final de semana para atender a população. Nos três locais estão disponíveis os imunizantes do calendário de rotina, gripe e também contra a Covid-19, que atualmente é administrada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e grupos prioritários.

O atendimento acontece das 8h às 17h. Poderão receber as vacinas de rotina, respeitadas as indicações por faixa etária, todas as pessoas acima de 2 anos. Os imunizantes disponíveis são: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio Inativada (VIP), Pólio Oral (VOP), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Difteria e Tétano Adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e Febre Amarela.

Todas as pessoas acima dos 6 meses de vida também podem receber a vacina Influenza, que previne contra a gripe. Para as crianças menores de 5 anos, a recomendação da vacina contra a Covid-19 é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses para quem vai iniciar a vacinação. Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, deve-se respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. A 3ª dose deve ser feita oito semanas depois da 2ª dose.

Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19, neste momento, não precisam de doses adicionais. Nos grupos prioritários, o intervalo entre as doses será de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas. Para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Idosos, gestantes e puérperas devem levar o Cartão de Vacina Covid-19 juntamente com documentos pessoais. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico. Já profissionais de saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício ou comprovante do conselho responsável pela categoria.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here