Unidade Básica de Saúde PET, em Campos, inicia atendimento clínico

UBS para animais em Campos - Foto: César Ferreira

Inaugurada no último dia 22, a Unidade Básica de Saúde PET, em Campos, começou o atendimento, de forma oficial, nesta terça-feira (2), após treinamento da equipe da unidade.

O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e responsável técnico pela UBS, Marcelo Maeda, capitaneou a capacitação. Segundo Maeda, trabalharão diariamente na unidade sete veterinários, dois funcionários para os serviços gerais e três administrativos. Além disso, 11 estagiários serão distribuídos entre as atividades da UBS e do CCZ. A UBS PET funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h. Serão três consultórios funcionando simultaneamente.

A unidade não funcionará aos finais de semana e nem aos feriados. “O nosso trabalho está dentro das resoluções dos Conselhos Regional e Federal de Medicina Veterinária. Tudo o que uma UBS pode fazer e é permitido pela resolução 1275, nós estamos fazendo. A população poderá contar com atendimento clínico, suturas (pequenas cirurgias e cortes), vacinação antirrábica, consultas, exames de sangue e receitas”, explicou Marcelo.

O diretor do CCZ, Carlos Morales alerta a população quanto ao formato de funcionamento da UBS PET: “É preciso que a população entenda como funciona essa unidade. Lá não podemos trabalhar como um hospital veterinário, por exemplo. Não temos internações ou cirurgias complexas, funcionamos exatamente como uma UBS convencional. Todos podem contar com nosso trabalho, pois estamos trabalhando bastante para atender à população”, destacou Morales.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here