Turf Club, em Campos, recebe mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira

Para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mais um mutirão nesta sexta-feira (3) em Campos. O bairro que receberá os Agentes de Combate às Endemias (ACSs) é o Turb Club, a partir das 9h, para orientação e eliminação de focos do vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Além da visita domiciliar, os agentes também irão telar caixa dágua, fazer bloqueio aeroespacial com bomba costal e aplicar larvicida, quando necessário. Este é o sexto mutirão realizado pelo CCZ após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de abril, que apontou índice de infestação de 3,9% no município.

“Os mutirões estão sendo realizados uma vez por semana, mas diariamente os agentes estão percorrendo os bairros e vistoriando os imóveis para identificar e eliminar focos do mosquito”, explica o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

A ação já foi realizada nos Parques São Salvador, Riachuelo, São Caetano, Caju e Tapera. Nesses mutirões foram eliminados 200 focos, recolhidos 204 sacos de inservíveis e 160 pneus que haviam sido descartados de forma irregular.

“Depois do Turf Club iremos levar o mutirão para o Dom Bosco, no dia 10 e para o São Clemente, no dia 17”, disse, o coordenador ressaltando que a população é a grande aliada no combate e controle ao vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

“Entre as ações que podem ser feitas evitar a proliferação do mosquito está a de não deixar água acumulada; destinar de maneira correta o lixo e outros resíduos; vedar caixas dágua; utilizar areia nos vasos de plantas; deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo; retirar a água dos pneus e guardá-los em ambientes protegidos”, completou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here