Junho Vermelho: voluntários podem agendar doação de sangue através da internet em Campos

A Secretaria Municipal de Saúde está adotando novas medidas para incentivar a doação de sangue no Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM). Nesta quinta-feira (2), foram abertas vagas para a coleta de sangue por meio de agendamento prévio no site oficial da Prefeitura.

A estratégia, inovadora no município, integra a campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Segundo Bruna Araújo, diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), da secretaria de Saúde, outras ações serão realizadas durante todo o mês de junho para a captação de novos doadores.

Ela explicou que, das 7h às 12h, o atendimento no Hemocentro continuará por livre demanda. “As pessoas que decidirem pelo agendamento serão atendidas das 13h às 17h”, afirmou Bruna, ressaltando que, para o agendamento, serão ofertadas 28 vagas diárias. O link estará disponível a partir desta quinta-feira (02).

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h. Estão aptos a doar sangue aqueles que têm entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos), pesem mais de 50 quilos e estejam bem de saúde. Menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.

Cada bolsa coletada pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. É possível realizar até quatro doações por ano, no caso dos homens, e três, no das mulheres, com intervalo de dois e três meses entre elas, respectivamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here