Final de semana com vacinação neste sábado e domingo em Campos

Foto de uma pessoa recebendo a vacinação - Arquivo

O final de semana – marcado pelo Dia das Mães – terá o esquema de vacinação normalmente em Campos. Serão dois postos de vacinação com funcionamento das 8h às 17h deste sábado (11) e domingo (12). São 20 imunizantes que protegem contra várias doenças, entre elas gripe, Covid-19, meningites, pneumonias, poliomielite e sarampo.

A aplicação acontece na sede da secretaria, área central da cidade, e na Clínica da Criança, no subdistrito de Guarus.Pelo calendário de rotina, podem ser vacinadas crianças acima de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos. Os imunizantes são: VIP, VOP, Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, dT adulto, Meningocócica ACWY, Hepatite A, HPV quadrivalente, além de dTPA, que é exclusiva para gestantes. As vacinas são aplicadas de acordo com a indicação do Ministério da Saúde para cada faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa.

“Devido ao trabalho e aos afazeres domésticos muitas mães têm dificuldades para manter a própria vacinação e a dos filhos em dia. Entretanto, desde 2021, o município adotou a vacinação aos finais de semana e feriados. Essa estratégia tem facilitado o acesso às vacinas e a adesão tem melhorado a cada dia”, disse a coordenadora de Imunização da SMS, Amanda Carvalho.

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é aplicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Já contra a Covid-19 estão disponíveis três imunizantes no momento.A Pfizer Baby é aplicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema primário é composto pela primeira dose aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses.As crianças de 5 a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. Já a Coronavac é aplicada para crianças acima de 3 anos. Ambas são aplicadas duas doses do esquema primário, com intervalo de 30 dias, entre uma dose e outra. Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, também deve respeitar o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose.

Para receber a vacina de rotina e gripe é preciso levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para aqueles que irão receber a vacina contra a Covid-19, serão necessários os documentos pessoais e o Cartão de Vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. Pessoas imunocomprometidas é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here