Especialista de Campos explica como diferenciar sintomas da Dengue e Covid-19

Covid-19 / Coronavírus

A Covid-19 se tornou endêmica no Brasil, além disso, atualmente, existe um aumento significativo do número de casos de dengue no país, já tendo epidemia em vários locais. A dengue e a Covid-19 são doenças virais e têm alguns sintomas semelhantes. Devido a isso, pode haver alguma confusão na identificação do diagnóstico de pacientes.

O diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, explicou como diferenciar os sintomas das doenças.“Nos primeiros dias, os sintomas podem ser muito parecidos, sendo eles febre, mal-estar, dor de cabeça e prostração intensa. Porém, já a partir do segundo ou terceiro dia de sintomas, na dengue, chama mais atenção a dor no corpo generalizada, dor nas articulações, possivelmente dor abdominal e a dor retro-ocular, que é na parte do fundo dos olhos.

Já na Covid, a partir do terceiro dia de doença, o que chama mais atenção são os sinais e sintomas respiratórios como tosse, falta de ar e dificuldade para respirar. Esses sintomas não estão comumente presentes na dengue”, disse Rodrigo.

TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO – Se pensarmos em transmissão, dengue e Covid têm muitas diferenças. Na dengue, a transmissão é via o mosquito Aedes aegypti. Ele pica uma pessoa contaminada, armazena o vírus, pica outra pessoa e transmite a doença. E a prevenção é feita por meio do uso de repelente e dos cuidados em casa para evitar água parada.

Na Covid-19, a transmissão é pelo ar, por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Ou seja, passa de uma pessoa para outra. Lembrando que a recomendação internacional de prevenção é o uso de máscaras. Vale ressaltar que a imunização é o melhor caminho para a prevenção dos quadros graves e também de morte por Covid-19.

UBS, UPHs e CRD PRONTOS PARA ATENDER A POPULAÇÃO — As Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) realizam o primeiro atendimento aos pacientes, permitindo a realização de exames de sangue, hidratação e outros procedimentos necessários. Os pacientes com sintomas leves podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois não requer maiores intervenções. O Centro de Referência da Dengue (CRD) tem capacidade para realizar exames, com resultados no dia seguinte e internação, quando necessário, no Hospital Plantadores de Cana, que fica ao lado da unidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here