Criança de 2 anos morre vítima da Covid-19 em Campos, e prefeitura faz apelo aos pais para vacinarem os filhos

Uma criança de dois anos morreu vítima da Covid-19 em Campos. A morte pela doença foi confirmada nessa terça-feira (1º) pela Secretaria de Saúde do município. Essa foi a primeira morte infantil registrada em 2022.

Desde o início da pandemia, segundo o subsecretário da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, Campos já registrou quatro óbitos de crianças. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subpav, faz um apelo aos pais ou responsáveis para que vacinem as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

A criança, que era portadora de doença crônica, encontrava-se internada em um hospital particular da cidade. A certidão de óbito consta que a causa da morte foi pneumonia por Covid-19, insuficiência respiratória aguda grave, gangliosidose e insuficiência respiratória crônica.

“Nosso sistema de Vigilância recebeu a notificação do óbito por pneumonia de Covid-19 de uma criança de 2 anos de idade internada na UTI em um hospital privado da cidade. A declaração de óbito veio claramente pneumonia Covid-19 e isso é preocupante. Já iniciamos a nossa investigação e tivemos a informação que a criança tinha comorbidades pulmonares e também cardíacas. Mas o que chama a atenção foi a causa mortis. Já fizemos contato com os pais para saber se eles estavam vacinados e prestar apoio”, disse Charbell.

A criança estava internada há 9 dias em um hospital particular da cidade. O pai, que também teve teste positivo para a doença, disse que a criança tinha uma doença rara, que causava comorbidades tanto no coração quanto no pulmão, e, por isso, ela acabou não resistindo.

“Já estávamos a tempo de tomar a terceira dose, só que pegamos Covid”, disse o pai, Alcemir Amaral Queiroz Júnior, de 41 anos. Ele lamentou ainda não ter vacina para os menores de 5 anos e contou que o sintoma da filha foi uma febre de 38 graus. “No hospital fizeram o teste e deu positivo”, disse ele.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here