Casos de Covid-19 são confirmados durante cruzeiro na Região dos Lagos

Casos de Covid-19 foram confirmados durante um cruzeiro de um navio que está ancorado em Búzios, na Região dos Lagos. A embarcação é da MSC Preziosa e está com dezenas de turistas. A empresa responsável divulgou uma nota confirmando casos da doença a bordo.

“Identificamos um pequeno número de casos de Covid-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população bordo. Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves” , diz um trecho da nota da empresa MSC Cruzeiros. Pelo menos 20 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) investiga a situação. Na última sexta-feira (31), a Anvisa recomendou que o Ministério da Saúde suspenda provisoriamente a temporada de navios de cruzeiro na costa brasileira. A medida vem depois do aumento de infeções por Covid-19 em embarcações nos últimos dias.

Segundo a Anvisa, dados apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rapidamente do que outras variantes e que a proteção imunológica de vacinas e de casos anteriores de covid-19 pode não ser tão efetiva.

A recomendação da Anvisa também considerou que, mesmo diante da elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada da temporada de cruzeiros no âmbito dos municípios e estados, estabelecendo as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa, na prática têm sido observadas dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para covid-19 em seus territórios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here