Campos: vacinação contra sarampo e gripe para trabalhadores de saúde a partir desta segunda

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), inicia, nesta segunda-feira (11), a vacinação contra o sarampo dos trabalhadores da saúde. A vacina estará disponível no Automóvel Clube Fluminense, das 9h às 16h.

O assessor técnico de Imunização da secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro, explicou que os profissionais que já tomaram duas doses da vacina contra o sarampo já estão imunizados por toda a vida. “Essa ação é para atualizar a situação vacinal dos trabalhadores que ainda não tomaram as duas doses”, disse ele, destacando que a vacina contra a gripe também estará disponível no Automóvel Clube para atender a esses profissionais.
Leonardo ressaltou que a vacina contra o sarampo será exclusiva para os trabalhadores da saúde. Para as crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação começará no mês de maio.

A vacina é destinada aos profissionais que atuam nos serviços públicos e privados, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios. São considerados trabalhadores da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, além dos trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros.
Os profissionais que atuam como cuidadores de idosos e doulas/parteiras também poderão tomar a vacina, que será ofertada ainda aos estudantes que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

GRIPE

Já a vacina contra a gripe será aplicada em todos os idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A partir de segunda-feira (11), segundo Leonardo, a vacina estará disponível em mais duas unidades de saúde, que são a UPH de Santo Eduardo e UBSF de Morro do Coco. Os locais de imunização, listados abaixo, funcionarão sempre das 9h às 16h. A vacina é destinada também aos profissionais de saúde.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador da saúde deverá apresentar também o registro profissional ou documento que comprove o vínculo.

Aqueles que estão no exercício da profissão nos hospitais públicos, contratualizados ou particulares estão sendo vacinados nos próprios locais de trabalho. Exclusivamente no Clube da Terceira Idade e no drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) é possível receber também a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para os maiores de 80 anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here