Campos tem baixa procura por vacina contra a gripe

O município de Campos está com baixa adesão na vacinação contra a gripe. Foram aplicadas 12.446 doses do imunizante no município desde o início da campanha, o que representa apenas 5,93% do público alvo.

Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou a importância da vacinação contra a gripe e convoca a população a se imunizar. A vacina está disponível para idosos, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, entre outros públicos.

O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, destacou as vantagens de se vacinar contra a gripe. “A vacina tem uma eficácia acima de 80% na proteção contra a infecção e contra quadros graves da doença. A imunização é feita anualmente, já que o vírus da influenza tem uma capacidade de mutação muito grande. Dessa forma, é feita uma vigilância contínua acerca das principais cepas que circulam no ambiente”, disse Rodrigo.

Rodrigo ainda esclareceu sobre os possíveis efeitos colaterais da vacina. “A vacina é muito segura e são raros os efeitos colaterais, sendo que o mais comum é dor no local da aplicação e, eventualmente, um mal-estar, uma febre baixa, mas todos eles são autolimitados e em até 48 horas se resolvem”, explicou o infectologista.

O diretor também falou sobre a multivacinação. “É possível tomar a vacina de gripe e de Covid-19, ou qualquer outra vacina de rotina no mesmo dia, não há contraindicações. Quem tem sintomas de resfriado, que é uma simples coriza, uma tosse ocasional, pode tomar a vacina. Agora, pessoas com sintomas de gripe, com tosse persistente, febre, devem evitar a vacinação e aguardar a melhora completa dos sintomas para se imunizar”, esclareceu o diretor.

A estoquista Adriana Faria Rodrigues, de 37 anos, é gestante e foi até a sede da SMS para se imunizar. “É muito importante se proteger contra a gripe neste momento. A minha médica me recomendou a vacina e eu não perdi tempo. A vacina é segura e vai proteger a mim e ao meu bebê”, disse Adriana.

Para receber a vacina basta comparecer a um dos postos, apresentar RG, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina para aqueles que têm. As categorias profissionais precisam levar documentos comprobatório do exercício da função. No caso das gestantes, deve-se levar documentos pessoais e o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here