Campos e São João da Barra monitoram cheia do Rio Paraíba do Sul

Os órgãos de Defesa Civil de Campos e de São João da Barra estão monitorando a elevação do Rio Paraíba do Sul. Em Campos, a taxa de elevação do nível do rio na manhã desta quarta-feira (9) era de 4 a 7 centímetros por hora. A cota registrada às 10h15 é de 8,70 metros. Essa elevação rápida aconteceu devido às fortes chuvas registradas nas zonas de influência hídrica do Paraíba e, principalmente, pela chegada de maior volume de água liberada pelos reservatórios de sua calha principal.

A Defesa Civil está monitorando de forma ininterrupta todo o cenário hídrico e elaborando estratégias de ação de acordo com a mudança de cenário. “Nosso Setor de Monitoramento previu que este cenário se confirmaria. Hoje o Paraíba começou a receber o grande volume de água, tanto das chuvas das regiões a montante (acima), como do aumento da vazão dos reservatórios. A elevação deve prosseguir ao longo de todo o dia. A Defesa Civil está atenta, monitorando toda a situação”, destacou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

Já em São João da Barra, apesar no nível ter estabilizado em 5,8 metros na manhã desta quarta-feira, a previsão é que o nível suba nas próximas horas. Por isso, a Defesa Civil Municipal que segue de prontidão. O aumento do nível se deve às fortes chuvas em municípios cortados pelo Paraíba e seus afluentes e à abertura de barragens em hidrelétricas. A cota de transbordo do Paraíba em São João da Barra é de 8 metros.

Os telefones de emergência para ocorrências são:

  • Campos
    (22) 98175-2512
    199
  • São João da Barra
    199
    (22) 99915-3153, que vale também para WhatsApp, e (22) 2741-1190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here