Após anos de abandono, Solar dos Airizes, em Campos, será restaurado

Foto: César Ferreira

Depois de ficar abandonado durante vários anos, o Solar dos Airizes, em Campos, vai finalmente passar por obras. A reforma será feita por uma empresa que foi contratada pela prefeitura.

A obra está orçada em R$ 2.991.999,95. A informação foi revelada pelo prefeito Wladimir Garotinho nesta quarta-feira (13), que comemorou a notícia: “Mais uma boa notícia para a nossa cidade, desta vez na questão do patrimônio histórico e preservação da nossa história. A Prefeitura finalizou a licitação para início da restauração do Solar dos Airizes. Uma reivindicação muito antiga da comunidade de historiadores e de amantes da história da nossa cidade”, afirmou.

O prefeito também falou sobre como o local deve ser usado no futuro: “Vamos também dar uma destinação depois para aquele prédio, muito provavelmente ele fará parte do projeto Caminhos do Açúcar, que está sendo desenvolvido pelo Consórcio de Municípios, que prevê para o local um Museu da Energia, falando da energia elétrica, sobre álcool, açúcar e petróleo. É mais um motivo de alegria, mais uma notícia boa”.

Vale lembrar que o Solar dos Airizes é um espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1940, localizado em Martins Lage, à margem da BR 356 (Campos-São João da Barra). Trata-se de prédio de dois pavimentos, com 45 metros de comprimento, tombado pelo Iphan desde 1940, conforme o registro 177-T-1938, inscrito no Livro de Belas Artes nº 276, de 19 de fevereiro de 1940.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here