Especialista de Campos destaca cuidados com os alimentos da Ceia de Natal

Ceia de Natal - Imagem meramente ilustrativa

Abraços, presentes e muita comida para compor a tradicional ceia de Natal. Tanta comilança, no entanto, requer alguns cuidados para se evitar riscos à saúde, principalmente, se as sobras da ceia forem reutilizadas no dia seguinte. A nutricionista de Campos, Yamara Teixeira Martins, dá dicas para manter a qualidade dos alimentos.

Ela não vê problemas em comemorar a data com alimentos que contenham algum tipo de gordura, desde que não haja exageros. “Sugiro que na ceia não faltem frutas, pois funcionam como antioxidantes para o organismo”, disse.

Em relação às comidas que necessitam de refrigeração, uma dica que a nutricionista considera valiosa é colocá-las na mesa em cima de uma travessa ou pirex com gelo para manter a temperatura. “O ideal também é só retirar o alimento da geladeira na hora em que for servi-lo”.

Yamara disse, ainda, que sob refrigeração correta se consegue evitar que o alimento se deteriore, diminuindo o risco de intoxicações alimentares. “Além de armazenados na geladeira, os alimentos devem ser colocados em recipientes com tampas”, afirmou ela, acrescentando que, após o consumo, deve-se voltar com os alimentos para a geladeira. “Assim é possível reaproveitá-los no dia seguinte”, ressaltou.

Já as carnes, em especial, as de porco, segundo ela, precisam ser bem assadas, pois existe o perigo de estarem infectadas. “Excesso de frituras e doces também não são recomendados. Outro alerta é a ingestão de líquidos e frutas no dia seguinte à ceia, para a devida hidratação e desintoxicação do organismo”, acrescentou a nutricionista.


plugins premium WordPress