Dia dos Avós: a importância da relação com os netos


O Dia dos Avós é comemorado dia 26 de julho, nesta sexta-feira. Para entender a origem da data, é necessário visitar o catolicismo e entender a biografia de Jesus de Nazaré, filho de Maria de Nazaré.

O dia 26 já era utilizado pela igreja católica para comemorar São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria do Nazaré. Entretanto, somente no século XX é que o papa Paulo VI definiu a data definitiva como como o Dia dos Avós, com o objetivo de celebrar a sabedoria e as relações entre as duas gerações.

E essa relação é, de fato, muito benéfica tanto para os avós quanto para os netos, já que a convivência intergeracional é capaz de oferecer trocas de conhecimentos, afetos e melhorar a saúde mental dos idosos, principalmente.

Para o médico geriatra Marcos Cabrera, a interação social passou a ser um fator muito importante para um envelhecimento saudável, podendo melhorar tanto a saúde física quanto a mental dos indivíduos.

O geriatra ressalta que, com o envelhecimento, há também uma melhora na capacidade de se ter paixão, saudade e sensibilidade, o que faz com que o relacionamento com os netos seja mais valorizado. Assim, a relação mostra benefícios para os dois lados.

“Esse convívio intergeracional é positivo porque ele faz com que os netos tenham uma fonte com mais sabedoria, com mais tranquilidade, onde a análise é diferente dos pais, que estão mais próximos da nossa geração. Então, todas as pesquisas mostram que o vínculo intergeracional é extremamente importante para os dois lados e para toda a sociedade”, comenta.


plugins premium WordPress