Chuvas volumosas em curto período de tempo provocaram, entre a tarde e a noite dessa quarta-feira (8), alagamentos em diferentes regiões de Campos. A Secretaria de Defesa Civil atuou em pontos onde, entre as 14h e 18h30, foram registrados acumulados pluviométricos, como em Serrinha, onde choveu 98,8 mm. No mesmo período, o acumulado em Dores do Macabu foi de 83,6 mm, enquanto em Guarus, o Parque Cidade Luz registrou 50,2mm e a região da Ponte Barcelos Martins, no Centro, 40,2 mm de chuva. Equipes do órgão municipal estiveram nas ruas, atendendo solicitações da população dos distritos e localidades mais atingidos. A Defesa Civil segue em alerta durante à noite e, para esta quinta-feira (9), a previsão ainda é de chuva, principalmente a partir do horário da tarde.
Na área central, em alguns pontos, em uma hora de chuva o acumulado chegou a 60 mm, volume alto demais para ser escoado rapidamente, o que provocou alagamentos em diversas vias. Devido às fortes chuvas que caem em toda a região, a Defesa Civil segue monitorando o Rio Paraíba do Sul. Às 18h15 desta quarta-feira (8), o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) registrou que o corpo hídrico está na cota de 7,81m em Campos, sofrendo queda desde às primeiras horas do dia, após chegar a uma cota de 8,51m às 23h15 do domingo (5). A cota de transbordo é 10,40 metros.
Desde o fim de semana, as equipes da Prefeitura prestam atendimento às famílias atingidas pelas chuvas. No domingo, estiveram na localidade de Santo Eduardo, Serrinha e Conceição do Imbé, onde realizaram, além de ações sociais, desobstrução de estradas, limpeza de córregos, avaliação de imóveis em situação de risco, dentre outras coberturas.Na localidade de Serrinha, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizaram atendimento a 50 famílias, com entrega de água mineral, assim como em Conceição do Imbé, onde foram realizados atendimentos a 35 famílias. Em Santo Eduardo três ocorrências foram registradas por alagamentos, e um deslizamento de terra, no trecho da Ponte Itabapoana. Já em Lagoa de Cima, houve queda de poste de energia, além de duas quedas de árvores. Em Ururaí as equipes realizaram a remoção de uma família de área de risco. Nesta terça-feira (7), as regiões voltaram a ser atingidas por chuvas torrenciais. Em Santa Maria, um acumulado de 55mm em uma hora de chuva provocou o alagamento da estrada na localidade de Posse do Meio.
CONFIRA O VOLUME DE CHUVA REGISTRADO NAS ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS EM CAMPOS ENTRE 14:00 E 18:30 DESTA QUARTA-FEIRA (8):
Ponte Barcelos Martins: 40,2mm
Parque Cidade Luz: 50,2mm
Arraial: 69,2mm
Morro do Coco: 32,8mm
Serrinha: 98,8mm
Dores do Macabu: 83,6mm
Baixa Grande: 5,4mm
Farol de São Tomé: 5,0mm