Uma cobra da espécie Papa Pinto foi resgatada pelo Grupamento Ambiental nessa quarta-feira (16) no quarto de uma casa na praia de Farol de São Tomé, na Vila do Sol, em Campos.
Segundo o Grupamento Ambiental, a cobra se refugiou no quarto de hóspedes e ninguém foi picado. O animal, que estava em perfeito estado de saúde, foi devolvido para a natureza em segurança no Parque Estadual da Lagoa do Açu.
A cobra Papa Pinto é uma serpente de maior porte, podendo atingir mais do que um metro de comprimento. É uma espécie com hábitos mais diurnos, que geralmente é vista no solo. Se alimenta de pequenos vertebrados, como rãs, ratos e aves. É ovípara e pode ser agressiva. Apesar de ser considerada não peçonhenta, produz veneno e possui dentes inoculadores no fundo da boca.
A guarda orienta que os moradores não tentem resgatar animais silvestres por conta própria, já que eles podem atacar caso se sintam ameaçados. O contato com o órgão deve ser feito através dos telefones 153, ou pelos números 981750785 e 98175-0758.